quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Multiculturalismo Hoje




O Único desfio para o Multiculturalismo é o preconceito...


Entender multiculturalismo... não requer transição alguma... não há necessidade de se realizar uma passagem para "o" ... e sim de aceitar, aceitar que todos neste planeta... seres humanos, partilhamos a mesma terra e que assim sendo, não existem muros entre as nações... então... partilhamos da mesma cultura... Não é incrível?... É leve!
Eu proponho um multiculturalismo assombroso, ao reconhecer que a cultura do indivíduo das tribos do norte dos EUA por exemplo, é também a minha cultura... o hindu, o grego... o japonês... todas as culturas são de quem as respeitar e as quiser!... A integração delas ocorre no indivíduo que permite, de forma saudável, a mesma acontecer dentro dele...
Sem medo de perder a identidade, pois perder a identidade para mim é estar separado do todo.
E o que é identidade cultural?... Apenas a região que eu nasci?... A minha mente e meu corpo não estão presos a estes pequenos detalhes geográficos... é da minha cultura, tudo o que me agrada.


Acredito que o Respeito ao próximo é o primeiro passo para se compreender beleza no diferente.
Sei que é assim, pois tenho praticado todas as culturas...
e todas as crenças! E isto me faz bem.


Acabamos tocando no assunto das etnias humanas... ( Também não concordo com o termo raças... pois somos todos membros da mesma raça, a humana. ) ...quando falamos de multiculturalismo. É interessante notar, como a cultura e a manifestação cultural são coisas de pele... estão em nosso sangue, em nosso coração... no corpo, são sim partes de nossa alma, de nossa psique. Talves por isto e muito mais, se aborde tanto o tema raça ou etnia, quando se fala de pluriculturalismo.
Unir... integrar, não significa que temos que esquecer o que sabemos... nem abandonar nossas crenças... nossa cultura, nossos ritos e tradições.
Mas talves, expandir o que sabemos... justificar o que sabemos através das semelhanças arquetípicas, que unem acima de tudo, os povos de todas as partes do mundo, e assim, poderíamos expandir nossas crenças e nosso eu.
Os evangélicos no Brasil, por exemplo, têm promovido uma campanha anti-informação e contra o multiculturalismo, isto ocorre por falta de informação e tendência ao unilateralismo que é sempre solitário e ditatorial...


E a respeito dos puritanos culturais eu recentemente eu escutei uma frase genial que explique isto, ou levante um véu : "Quem quer preservar demais uma tradição... é porque há algo errado ou com a tradição ou com o indivíduo que a está protegendo" , do Paulo Miguez Professor at Universidade Federal da Bahia (UFBA) 


Sem tocar no assunto dos racistas de plantão, que não compreendem que provocam dor, dor física e emocional em outro ser. Todo pensamento que provoque dor... toda filosofia que produza a dor ou a desarmonia, deve ser muito reavaliada!


Conheça para aprender... aprenda para conhecer... respeite.


Encontrei este vídeo no Youtube e o achei interessaante e muito ilustrativo, neste espírito de celebração que une, que eu acredito e vivo :




"O Brasil é a única nação que tem como principal produto a Alegria... a Festa!"
Esta também é do Paulo Miguez.


E eu tenho a Dádiva de participar da produção deste produto... mesmo a elite do país não gostando e muitas vezes se envergonhando... somos o país do carnaval... a nação que dá exemplo da alegria! Isto é muito bonito!'


5 comentários:

simone martins disse...

Somos um povo que ri a toa, porque somos felizes, somos coloridos e quando podemos, nos misturamos sem perceber que o outro e diferente...Trabalho com crianças e suas diversidades, amo o que faço! Como posso ser preconceituosa...Jamais!! Adorei teu texto e o video interessante!...bjin

Astrid Annabelle disse...

Eu adorei este seu texto...você está cada vez melhor!

Dando um "pitaco":
Pense comigo...ao fechar os olhos o que sobra do mundo que se vê?
Isso é o mundo, o seu mundo...cada um tem o seu...dentro de si....portanto, sem fronteiras, nem raças, nem credos, nem cor...único e de todos. O mundo lá fora não existe!!! Então como discriminar?

Beijo agradecido por permitir minha ousadia...e, somos a alegria e a festa!!!
Astrid Annabelle

chica disse...

Muito lindo e o respeito é fundamental sempre...abração,chica

William Garibaldi disse...

Arrasou Astrid!
Falou e disse, está integrado ao pensamento, ao discurso e ao coração!
Bejus de Luz Agradecido!

William

William Garibaldi disse...

Simone

Chica

Bejus!

Grato!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...