Eu

Eu
Bill Oliveira William

sábado, 5 de novembro de 2011

Oxum. A Deusa do Amor e da Beleza ( O Novo Mito de Oxum )


Em Novembro de 2010, eu realizei uma série de postagens aqui no Versos de Fogo, sobre a Poesia dos Pontos dos Orixás. E foi realmente inesperada, a energia, e a ressonância destes post's comigo, com o Blog... criando uma sinergia muito intensa e positiva.
Uma destas postagens, A Poesia dos Pontos de Oxum, ( Veja AQUI ) alcançou a marca de 21.900 acessos! E eu me sinti chamado ao dever de Informar melhor as pessoas sobre esta Divindade, já que muito se perdem no preconceito religioso, que utiliza de diversas mídias para profanar os Mistérios dos Povos que não professam a mesma fé, que estes Pré-conceituosos. Como a palavra mesmo insinua... Pré conceito, é conhecer pouco alguma coisa, é quando não se tem um conceito claro, nem tão pouco global sobre um determinado assunto, se tem um pré conceito! 


 As próprias lendas dos Orixás são mal interpretadas.... por exemplo, são mitos e simbolos...: Quando contam casos que diz-se: unir-se... amaram-se... casaram-se.... e por aí vai, pode ser "lido" ( interpretado ) como unir energias, sincronizar vibrações na Criação... afinal, estamos falando de Divindades, Tronos Divinos, que apenas se humanizaram para serem melhor compreendidos por nós humanos...  


Tudo é muito belo sobre os Orixás e a vaidade de muitos também é outro ponto que dificulta a compreensão destes Mistérios da Criação. Já que muitos se agarram nas lendas e no lado negativo destas Divindades ( Que são também Yn e Yang)  para justificarem seus próprios desvios de caráter.


Abaixo segue um Texto Esclarecedor sobre o Novo Mito de Oxum:







Oxum
"É o Trono irradiador do Amor Divino e da Concepção da Vida em todos os sentidos. Como “Mãe da Concepção” ela estimula a união matrimonial, e como Trono Mineral ela favorece a conquista da riqueza espiritual e a abundância material.
A Orixá Oxum é o Trono Regente do pólo magnético irradiante da linha do Amor e atua na vida dos seres estimulando em cada um os sentimentos de amor, fraternidade e união.

Seu elemento é o mineral e, junto com Oxumaré, forma toda uma linha vertical cujas vibrações, magnetismo e irradiações planetárias multidimensionais atuam sobre os seres e os estimula os sentimentos de amor e acelera a união e a concepção.

Na Coroa Divina, a Orixá Oxum e o Orixá Oxumaré surgem a partir da projeção do Trono do Amor, que é o regente do sentido do Amor.

Oxum assume os mistérios relacionados à concepção de vidas porque o seu elemento mineral atua nos seres estimulando a união e a concepção.

Todos devem saber que a água é o melhor condutor das energias minerais e cristalinas. Por esta sua qualidade única, surgem diversos tipos de água, sendo que a água “doce” dos rios é a melhor rede de distribuição de energias minerais que temos na face da Terra. E o mar é o melhor irradiador de energias cristalinas.

Saibam que a energia irradiada pelo mar é cristalina e a energia irradiada pelos rios é mineral. E justamente neste ponto, surgem confusões quando confundem a Orixá Oxum com Yemanjá.

A energia mineral está presente em todos os seres e também em todos os vegetais. E por isto Oxum também está presente na linha do Conhecimento, pois sua energia cria a “atração” entre as células vegetais carregadas de elementos minerais. Já em nível mental, a atuação pelo conhecimento é uma irradiação carregada de essências minerais ou de sentimento típicos de Oxum, a concepção em si mesma.

Saibam que a Ciência dos Orixás é tão vasta quanto divina, e está na raiz do todo o saber, na origem de todas as criações divinas e na natureza de todos os seres. É na Ciência dos Orixás que as lendas se fundamentam, e não o contrário. Leiam e releiam estes comentários até entenderem esta magnífica ciência divina e apreenderem suas chaves interpretadoras da ciência dos entrecruzamentos. Se conseguirem estas duas coisas, temos certeza que daí por diante entenderão porque a rosa vermelha é usada como presente pelos namorados e a rosa branca é usada é usada pelos filhos quando presenteiam suas mães. Ou porque se oferece rosas vermelhas para oferendar pomba-gira, rosas brancas para Yemanjá e rosas amarelas para oferendar Oxum, ou rosas “cor de rosa” para as crianças (Erês).

Saibam que, se todas são rosas, no entanto os pigmentos que as distinguem são os condutores de “minerais” e de energias minerais. Para um leigo, todas são rosas. Mas para um conhecedor, cada rosa é um mistério em si mesma. E o mesmo acontece com cada cor, certo? Logo, o mesmo acontece com cada Orixá Intermediário, que são mistérios dos Orixás Maiores.

Saibam também que todo jardim com muitas roseiras é irradiador de essências minerais que tornam o ambiente um catalisador natural das irradiações de amor da divindade planetária que, amorosamente, chamamos de Mamãe Oxum.

Outra coisa que recomendo aos Umbandistas é: por que vocês, ao invés de oferecerem rosas às suas Oxuns, não plantam perto das cachoeiras mudas de roseiras? As rosas murcham e logo apodrecem. Mas uma muda de roseira cresce, floresce, embeleza e vivifica o santuário natural dessas nossas mães do Amor.

Oferenda
: Velas brancas, azuis e amarelas; flores, frutos e essência de rosas; champagne e licor de cereja, tudo depositado as pé de uma cachoeira."
Rubens Saraceni



MONUMENTO A MÃE OXUM, NA PRAIA DE IPANEMA, EM PORTO ALEGRE,RS.




"Foi na beira do rio,

onde Oxum chorou,

Chora aiê êo, 

Chora os filhos seus..."




"Oxum, lava meus olhos
Oxum minha emoção...

Oxum, deusa flor das águas
Lava o meu coração..."


.............................................................................................................................................................
Imagem 1: centropaijoaodeangola.net  www.­centropaijoaodea­ngola.­net
Imagem 2 : http://entidadesciganasdaumbanda.blogspot.com/2010/01/monumento-mae-oxum-em-porto-alegre.html
Imagem 3: http://amagiados-orixas.blogspot.com/2010/11/oxum.html
.............................................................................................................................................................




Um comentário:

Astrid Annabelle disse...

Que aula maravilhosa William.
Te agradeço de coração. Me senti em alguns trechos....
Sem dúvida...ORA IÊ IÊ OXUM!
Lindo...
Beijos de luz
Astrid Annabelle

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um Ano de Versos de Fogo

Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!

Violão em Chamas...

Violão em Chamas...