terça-feira, 15 de novembro de 2011

Semana da Cosciência Negra 2011


                    

"O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594). ( MAIS AQUI ) "




Falar de Consciência Negra,  é muito necessário... mas mais necessário ainda é entendê-la!... 
O que é ter Consciência do Negro? Da Negritude?...do Ser?...
É sem dúvida ter a consciência de seu importante papel sócio cultural na história da Humanidade... sua influência musical nos EUA e no Brasil, sua Religiosidade que no Brasil através do sincretismo religioso sobreviveu de forma tão incrível e ainda gerou outras formas de cultos ao Divino... como a Umbanda, Quimbanda e a  não oficial "Umbandomblé", Umbanda Candomblerizada ou Candomlé Umbandificado... 

No Brasil talves, foi a maior Efervecência Negra... a maior explosão de cultura negra , de arte negra fora da África, e a Maior Incidência de Missigenação seja étinica ou cultural... No Brasil, que foi o último país a libertar seus escravos, o que torna este fato ainda mais incrível e sedutor... No Brasil, que foi o país que mais recebeu negros trazidos da África já escravizados!... 
No Brasil nasce o Samba e tantas outras formas de arte integradas... 
Que traficante de escravo poderia imaginar que haveria aqui este Big Bang de Culturas... Formas e Artes, que mudou a história da humanidade?... 
O Brasil pode ser, ainda que com seus problemas, o maior exemplo de tolerância ao diferente, de aceitação e convivência pacífica com pessoas de diferentes etnias, não só a negra... diferentes religiões acabam se mesclando em um ecumenismo verdadeiro e belíssimo.
Consciência negra é a Consciênca da beleza negra... da beleza e da utilidade de suas manifestações espirituais e culturais, e da forma como eles influenciaram culturas e transformaram o mundo por onde passaram.
Eu reforço aqui o Ter Consciência da Beleza... o Dom de Perceber o BELO, que é libertador, que conduz a aceitação do diferente... e mais... conduz um indivíduo a ter respeito pelo outro!

Continua...


7 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Como no ano passado de 2010 William...linquei este seu post ao Navegante e irei partilhar no FB.
Será que gostei????
Beijo grande.
Astrid Annabelle

William Garibaldi disse...

Astrid! Gratidão <3 !

Beijo Imenso de Luz

William

Yasmine Lemos disse...

Que as coisas mudem ,que as "pessoas" mudem para melhor. Qual é a sua cor Deus????

p.s: que negro lindo hein?! afff
beijo e cheiro

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

WILL QUE BELEZA DE POST UMA BELA EXPLICAÇÃO REALMENTE O BRASIL ACEITA BEM AS DIFERENÇAS TANTO DE RAÇA QUANTO DE CREDO!!
MAS AINDA TEM UNS IDIOTAS QUE TEIMAM EM SER DO CONTRA!!

(UAU QUE BELO ESSE AÍ EM CIMA PURO ÉBANO MEU NUMERO CERTINHO RSRSRS!!!)
BEIJO

✿ chica disse...

Um post bem lindo e elucidativo,William! abraços,chica

Zilani Célia disse...

OI GARIBALDI!
ESTE TEXTO FAZ COM QUE PENSEMOS A RESPEITO DO QUE ELE TRAZ, AINDA HOJE HÁ DISCRIMINAÇÃO RACIAL, MAS CREIO QUE POR UMA MINORIA, PORQUE O NEGRO É O BRASIL,E QUEM ASSIM NÃO PENSA, NÃO VALORIZA SUAS RAÍZES PORQUE AS BRASILEIRAS QUEIRAM OU NÃO, SÃO NEGRAS.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com/

Simone MartinS2 disse...

Boa noite William, belo texto para conscientizar as pessoas que se julgam a tal, preconceituosas, afinal, dia 20/11 esta proximo...Sdds de ti tambem!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um Ano de Versos de Fogo

Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!

Violão em Chamas...

Violão em Chamas...