segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A Suprema Felicidade ou 'A Suprema Fatalidade!'


Este não é um Blog de cinema... e sim de Poesia, mas entendo que a poesia mora em diversos lugares... incluindo no cinema... aquela sala escura mexe com a gente... e continuará forte mesmo com o advento da TV Digital... eu que sou do tempo da TV a válvula, que não sou tão velho nem tão novo... que assisti Changeman em preto e Branco! Eu que tive TV a cores só aos 9 anos... que estudei sem a ajuda do São Google ( E hoje não vivo sem ele! ), digo com certeza que o cinema continuará encantando gerações, e como é divertido sentar no meio daquele tanto de gente que nunca vi e compartilhar um filme... neste domingo fui assistir o filme do Arnaldo Jabor, A Suprema Felicidade... que deveria se chamar a Suprema Fatalidade!
Não quero julgar a vida de ninguém, quem sou eu pra isto... mas sou alguém que tem sua opinião... então eu não sosseguei enquanto não escrevi este post: O filme apesar de perder o ritmo diversas vezes... é muito bom, exceto para quem enxerga além das aparências... notem que todos sentem além das aparências... mas enxergar são poucos... pois toda a trama, que é uma leve autobiografia... ou uma pesada autobiografia, gira em torno de um clima denso de inconsciente coletivo da rede globo... aquele mesmo, que diz que a vida é uma força incontrolável e que nós seres comuns não temos forças para impedir suas fatalidades, que vivemos diante de situações que fogem do nosso controle... etc... mas eu que não sou um "trouxa " aludindo ao Trailer do Harry Potter antes de começar o filme... Eu encontrei sim a saída e vou compartilhar aqui...
A vida e suas situações são frutos das nossas escolhas... e o ser humano comum tem muito medo de acreditar nisto, de reconhecer que ele colhe o que planta... saber que esta encarnação atual é o produto das minhas vidas anteriores me faz entender a fatalidade de algumas situações, me faz compreender que as pessoas muitas vezes não sabem ser felizes ou estão colhendo os pesados frutos que um dia cultivaram... é fácil para mim observar isto em minha própria familia... ver que aqueles que estão distantes escolheram estar... que os que estão doentes viveram uma vida de exageros e de arroubos emocionais... entender que as minhas escolhas me trouxeram ao ponto em que estou me faz trabalhar com impecabilidade no meu presente... isto eu chamo de evolução... mas a vida não deixa de ser doída mesmo sabendo disto tudo! Apenas eu estou  mais forte... e não sou o único tido como louco neste planeta... mas sei que a maioria da população escolhe a ótica do filme... olhei com bondade para aquela platéia da Terceira Idade que compartilhara aquele filme comigo e imaginei, como eles sairiam daquele cinema para viver o resto de seus domingos... o domingo costuma ser muito pesado para quem não é um feiticeiro... para quem não tem a magia como prática! Como eles iriam encarar aquela mensagem de morte! Fatalista?
Mas a população prefere rotular o Conhecimento sobre Vidas Passadas e Lei do Retorno, como algo fantasioso e muitos ainda encaram tais coisas como sendo uma desculpa para não sofrer o peso da morte certa e final.( Para eles é claro! ). Um outro filme o Sinais... que vi há nem sei quanto tempo, passa a seguinte mensagem: quem acredita é mais feliz... acredito nela... mas conheço o ensinamento dos Guerreiros Impecáveis... e para tais seres fantásticos... o mundo não importa... importa a sua postura diante dele... não importa se você acredita ou não em vida passada... e sim o que você faz com a sua vida... se a vida é doida... fatal... terrível... e as pessoas tristes... e eu? Como eu serei?... Temos sempre uma escolha... Há sempre um modo de compreendermos o que nos está acontecendo... de chegarmos a verdade sobre nós mesmos... mas quem está disposto a encarar a responsabilidade de ser impecável consigo mesmo?
No filme o personagem central flerta o tempo todo com o indizível e não consegue fazer a ponte... a maioria dos seres humanos só estão mesmo interessados em cerveja, sexo e roupas... não que eu seja diferente... apenas a minha atenção está focalizada em uma terceira coisa que não é cerveja...

Abaixo sito alguns ensinamentos de Poder do Nagual Don Juan Mattos, transmitidos a Carlos Castañeda, e por ele publicadas em seus diversos livros. Gratidão.










“Um homem que segue o caminho da feitiçaria,se defronta com uma aniquilação eminente a cada passo do caminho, e é inevitável que tome fortemente consciência de sua morte. Sem a consciência da morte, ele seria apenas um homem comum, praticando atos comuns. Não teria a necessária potência, a necessária concentração, que transforma o tempo comum da pessoa na terra num poder mágico.”






“Você nunca assumiu a responsabilidade de estar nesse mundo insondável. Só há uma coisa errada em você...pensa que tem muito tempo. Se não pensa que sua vida vai durar para sempre, o que é que está esperando? Por que a hesitação em modificar-se?”






"A autoconfiança do Guerreiro não é a autoconfiança do homem comum. O homem comum procura certeza aos olhos do observador e chama a isso autoconfiança. O Guerreiro procura impecabilidade aos próprios olhos e chama a isso humildade. O homem comum está preso aos seus semelhantes, enquanto o Guerreiro só está preso ao infinito."




"Um Guerreiro é um caçador. Calcula tudo. Isso é controle. Mas, uma vez terminado seus cálculos, ele age. Entrega-se. Isso é abandono. Um Guerreiro não é uma folha a mercê do vento. Ninguém pode empurrá-lo; ninguém pode obrigá-lo a fazer coisas contra si mesmo ou contra o que ele acha certo. Um Guerreiro está preparado para sobreviver, e ele sobrevive da melhor maneira possível."





" A impecabilidade do Guerreiro é deixar os outros como são, e apoiá-los no que forem. Isso significa, naturalmente, que você confia que também eles sejam Guerreiros impecáveis."




"A chave para todos esses mistérios de impecabilidade é o sentido de não ter tempo. Via de regra, quando você age como um ser imortal que tem todo o tempo do mundo, você não é impecável. Você deveria virar-se, olhar em volta e aí compreender que sua impressão de ter tempo é uma idiotice. Não há sobreviventes nesse mundo. Você deve agir sem acreditar, sem esperar recompensas, agir só por agir."





"Para escolher um Caminho você deve estar livre de medo e de ambição."




"Este Caminho tem coração? Nenhum caminho te leva além de onde você está... 
mas um caminho sem coração o deixará triste e doente... ao contrário, 
um caminho que tiver coração o deixará saudável, bonito e forte!"




Não tomem estas frases como bandeiras, se não conhecerem todo 
o âmago do ensinamento.. mais uma descrição de mundo não lhe adiantará nada!




"Os guerreiros da Liberdade total, mestres da consciência,
espreitae intenção, a tal ponto que não são colhidos pela morte como o resto
dos homens mortais,  mas escolhem o momento e o modo 
de sua partidadeste mundo. 
É então que os consome um fogo interior e desaparecem daface da terra,
 livres, como se nunca tivessem existido."



Poesia Pura Don Juan!!!

***




Minhas Supremas Fatalidades Semanais!:


A Dilma ganhou a Eleição... uma conhecida minha disse o seguinte na sexta:
"Nós vamos lá votar 
de bobos que somos 
por que o resultado todo mundo já sabe! Está tudo armado!"
Eu entendo que foi armado... mas armou-se na carona do Lula... 
esta imagem do homem sem faculdade como a gente 
é sedutora demais... e completam com a célebre: Este não vai nos decepcionar!... 
porque ele é um de nós!
Torço para que ela desempenhe um ótimo papel claro! 





***

Ah eu justifiquei o voto... já que meu título foi transferido pra sampa,
 pois eu morei lá 3 não...
não votei no Serra!!! Uhuuu!

***



Eu não quero mais falar de política aqui! ...Só daqui dois anos!

***





Um poeta não pode ficar alheio a vida do povo que ele representa... 
nem da história de sua nação...

***



Minha vó supera mais uma vez a morte e vence... provando ser melhor viver 
que ficar longe desta Terra ... Te amo ! Gratidão!
 E eu estou agora extremamente feliz por ela!

***



Eu quase mandei uma amiga de infância as favas, mas continuaria amando ela!... 
é duro viver e conviver com as falhas 
de quem amamos... mas nós temos as nossas falhas... enfim,
 conviver é mesmo uma arte!
Mas tudo se resolveu no final! Uma boa conversa é sempre curadora!

***



Mesmo sabendo disso tudo... mesmo sendo um feiticeiro das palavras... 
sei que é dura demais esta vida Jabor!
Eu também sinto... mas no seu lugar teria dado mais atenção ao cabeção... 
linda cena a do banheiro...! Que ótimo ator aquele garoto!!!


***
Passei a admirar mais o Jabor... por ele ter curado aquela garota...
que lindo seu ato de paixão, de amor!


***


Na verdade eu queria ver o filme das Corujas... mas não está mais sendo exibido, 
então escolhi ver o Suprema Felicidade... mas confesso que não gostei da escolha,
e como um Guerreiro Impecável, tirei da escolha ruim, uma boa lição!















X





4 comentários:

Luiz Alberto Machado disse...

Maravilha este seu espaço, parabens. Gostei e indicarei nas minhas páginas, aguarde.
Abração
www.luizalbertomachado.com.br

William Garibaldi disse...

Agradeço seu comentário e fico feliz que tenha vindo até este espaço que é nosso, vamus trocr figurinha com certeza! Estive olhando seu perfil e seus links... você é um evento! Um showman! E ainda é de Pernambuco! Pernambuco é tudo de bom!
Tomei a liberdade de colocar um poema seu aqui neste comentário e breve colocarei no blog com a sua permissão... beleza rara!

OFERENDA

Venho te oferecer meu coração
como o cansaço se oferece aos amantes
o suor aos corpos exaustos
depois de definitivo abraço
Venho te oferecer meu coração
como a lua se oferece à noite
e o vento à tempestade
Venho te oferecer meu coração
como o peixe se oferece à captura
no engano do anzol

MARCELO DALLA disse...

Li esse livro do Castaneda há muitos anos atrás... taí, vou ler de novo!
abraço

William Garibaldi disse...

Castañeda é Fascinante! Também preciso reler.. e também indico o Viagem a Ixtlan e Porta para o Infinito, meus favoritos ao lado de Fogo Interior! E recomendo a quem puder ler, vale a pena demais!!! Abração Marcelo, e seja muito bem vindo por aqui!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...