quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Duvido que você vai ler esta postagem !!!





( Leitura Dinâmica )
Será que você vai ler esta postagem inteira? Eu duvido que vai! Me desculpe, a maioria das pessoas olham as imagens do Blog, quantos seguidores eles têm e se vai... lê um respingo aqui outro ali! E será que você que segue algum Blog, tem o hábito de ir ler o tal Blog, saber se o que o Blogueiro está postando têm haver com seu caráter, sua mensagem? Será que você lê artigos antigos dos seus Blogs favoritos? Será que você Lê algum Blog? Será que você SABE do que eu estou falando aqui!
A pressa, a cultura da Leitura Dinâmica, fabrica a ignorância!
Ela nos é ensinada na escola! Ela é exigida pelos colegas da sala de aula e da facul! Ela nos é ensinada na TV! Ela é moderna para tempos modernos e tempos apressados! Tempos de InformaçÃo aos montes!!! Será que existe over dose de informação?! Isto é assunto pra outro post! ( fico devendo por enquanto ! Já to devendo um monte de postagens que prometi ou que foram me pedidas e esta semana estou pagando todas!! E esta é mais uma paga! )
Na escola somos obrigados a ler, e não há o mínimo respeito pelo gosto do aluno, leitura gostosa e interesse por leitura nasce dos interesses pessoais do indivíduo ainda na infância... mas isto não é respeitado. 
O que temos é uma fabrica de zumbis! Este sistema educacional mundial em atividade hoje fabrica bonecos apressados, que não pensam, não têm faculdades de discriminação positiva e de raciocínio criativo!...




Provavelmente a maioria dos leitores não chegou até aqui, mas se você chegou sinta-se "Onde nenhum homem jamais esteve!" pois a estatística pra alguém estar lendo esta frase é de 1 para 1 milhão de acessos a este Blog!
A idéia de escrever sobre este assunto nasceu de uma matéira de jornal assinada por Patrick Kingsley ( The Guardian ) e publicada no Estadão de Sábado, 28 de agosto deste corrente ano.


Slow Reading: a única forma de absorver as palavras integralmente! Ensinada e divulgada por Nietzsche ( Uma das poucas coisas boas que ele pregou, na minha pinião! E não me venham seus fãns me encherem por isto! )


"Então estamos ficando mais burros? Segundo o livro de Nicholas Carr, The Shallows, nossos hábitos hiperativos online já afetaram nossa capacidade mental para processar e compreender informações, os feeds, nos deixariam hiperlincados! E saltando de um artigo para outro sem absorver o conteúdo da maioria deles ou de apenas uns bons 10% de cada informação."
O que muitas vezes nos levaria a confundir fatos e a não capacidade de julgamento de real ou imaginário!
"Se quer ter uma experiência profunda com um livro, interiorizá-lo, combinar as idéias de um escritor com as suas e fazer de tudo isso uma experiência mais pessoal, tem que ler lentamente," diz John Miedema, de Ottawa, que escreveu Slow Reading ( 2009)


Foi Lancelot R. Fletcher, o primeiro autor contemporânio que popularizou este termo Slow Riading, ( Eu sempre o pratiquei por ser preguiçoso com a leitura e agora me sinto justificado! Risos! )
Mas falando sério, eu me abri há muito tempo pra que a leitura certa me viesse no tempo certo, e sempre estou lendo algo, e este Livro ou Blog, ou Site, está em sintonia com os acontecimentos da minha vida, me ensinando algo, conversando comigo, em uma sinergia maravilhosa e saborosíssima! E eu atribuo esta sinergia ter nascido entre eu e as palavras pelo meu hábito de ler devagar! 
Não me incomodo de demorar 6 meses para ler um livro, ele será minha novela, ele viverá comigo!


Eu sei que a cultura da Leitura Dinâmica aumentou a preguiça de muitos jovens leitores, pois tem gente que não consegue ler rápido, ou sabe que no fundo não está assimilando nada, só um bando de palavras ordenadas por outrém!
Já disse que nosso sistema de ensino está errado! Talvez isto explique o tanto de advogados e de médicos péssimos! Quem consegue ler aquilo tudo em uma semana? Ler consegue, mas viver? Compreender?


( Se você está lendo desde o começo até aqui, você é Deus!!! E eu aproveito pra te agradecer pela minha vida e pedir uma força no meu trabalho! Ah! E especialmente quero dizer que eu preciso publicar meus livros, me ajuda ai Deusão!!?? Abre os Caminhos pra seu filho aqui! )


O Slow Reading é um evento comunitário, que pode restaurar a relação entre idéias e pessoas e de pessoas com pessoas. Eu gosto muito de ler com um amigo, ou com minha Alma Gêmea!
Experimentem também, intercalando quem lê, pausando a leitura para comentários e pesquisas!
Eu gosto de textos ilustrados, com imagens inteligentemente casando com o conteúdo, a idéia a ser trasmitida, gosto de livros com paginas amareladas, uma bela capa, tudo isto ajuda na leitura, claro!
'São muito proveitosas as descobertas felizes e inesperadas que a leitura completa de um artigo ou livro podem nos oferecer!' Isto sem dúvida nos enriquece!...






http://www.suao.pt/fotos/Projecto_Palavrao/images/8.jpg


Eu li um poeta outro dia, dizer que não gostava de ler nem de escrever poesias grandes, e isto me chocou um pouco, claro, entendo que tais poemas são difíceis de serem escritos, pois precisa-se manter o ritmo do começo ao fim, e eu raramente os escrevo...
Mas será que a ispiração viria pequena por um vício?!??...


Para muitos estudiosos a internet corrompe nossa capacidade de concentração, eu acredito que podemos chegar em um meio termo, e equilibrarmos, as leituras na net, os vôos por nuvens de Tags e a leitura silenciosa de um livro impresso, e que seja do nosso interesse sempre!


"As palavras do escritor atuam como um catalizador na mente do leitor, inspirando novas associações e percepções."


"A existência de um leitor atento e crítico é que estimula o trabalho de um autor."


Frases de Nicholas Carr


Sempre quando eu penso que tenho poucos leitores ainda, no Blog  sinto vontade de não escrever tanto!
Mas então me lembro de outro pensamento, uma frase que li há uns 10 anos atrás + ou - assim :


" Devemos dizer a nossa verdade não importa que ninguém esteja ouvindo!"


Seguem algumas recomendações de Leitura sobre o assunto deste post:


http://escritasinquietantes.blogspot.com/2010/08/o-prazer-da-leitura-sem-pressa-sabatico.html
http://www.guardian.co.uk/books/2010/jul/15/slow-reading

6 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Pois eu li tudinho William!!!!
Gosto de ler.
Com três aninhos as letras de uma enciclopédia bem arrumada na biblioteca lá de casa piscavam para mim e eu "forcei"(rss) minha avó a me ensinar a compreender aqueles desenhos incríveis(as letras). Aprendi a ler em alemão gótico com quatro anos!!! Não sei ficar sem ler.
E leio com gosto aquilo que me chama atenção.
Concordo completamente com você que essa moda de leitura dinâmica é um horror.
Slow reading com certeza...o que é bom precisa ser saboreado calmamente!
Eu adoro inclusive os intervalos das palavras que é onde estão os mistérios e os segredos do tema!
Acho que me emploguei...perdão se escrevi demais.
Isso tudo foi para dizer que estou com você...abaixo a pressa e o dinamismo!
Beijos
Astrid Annabelle

William Garibaldi disse...

Ah... Astrid! Você não vale!!! Risos!
Que bom que veio me ver e me ler!
Saiba que o Versos de Fogo é seu, é nosso! Por tanto fique sempre a vontade para escrever o quanto sentir! Pode até me enviar post's! Sinta-se em casa, em seu Blog!
Confio em você e me surpreendo sempre com o Ser incrível que é!
Muita Luz pra sua vó! Que aliás já li sobre ela em seu lindo Blog!
A minha vó está melhor! Graças a Deus!
( Nós e nossas avós geniais! )
Beijos de Fogo pra sua Vida minha amiga!

)O(Lua Nua)O( disse...

Também li tudo e sabe de uma coisa? Também sou uma blogueira que se pergunta: pra quem escrevo tanto se nem sei se me leem? Mesmo assim continuo escrevendo. Acho que é a forma que busquei (e achei) para não enlouquecer com tudo que tenho aqui dentro da caixola. rsrs Beijos

William Garibaldi disse...

Lua Nua! Quando eu escrevi este post tava muito chateado!
Mas esta frase diga sua verdade não importa que ninguém esteja ouvindo é meu lema!
Um poeta precisa saber disso o tempo todo!
Tem uma amiga minha que disse que poesia é algo que poucos conseguem sentir!...
que oferecer poesia a quem não merece é como atirar pérolas aos porcos!
Ela tem razão!
Continue escrevendo mesmo!
Olha... o Cruz e Souza diz algo como:
Fazer poesia ao invés de suicídio!
Eu mesmo comecei a escrever pra não pirar!
E vc tem O DOM!
A amiga Astrid que aqui comentou na época também tem O Dom de escrever!
Amo o Blog dela assim como Amo o teu Blog!
Beijos do seu amigo
Will Bill!

O Warehouser disse...

Li também, li também, mas não precisa me chamar de Deus não! hauahuhauhauhauha

Concordo principalmente em relação à educação e como somos moldados erroneamente. Enfiar leituras goela abaixo não cria o hábito da leitura em ninguém. Na escola, a professora mandava lermos os clássicos da literatura brasileira. De todos eles eu li apenas um e não me arrependo. Se eu achava que a aula estava chata abria um livro meu e começava a ler, e se a professora viesse reclamar eu dizia que nao consigo me apegar ao que nao me apetece. Mas ela nao achava ruim nao, só de eu estar lendo algo ela já ficava satisfeita, mesmo nas temporadas em que eu fazia isso em simplesmente todas as aulas dela! hauhuahauah

Taqui a prova de que sou dos que lêem as postagens anteriores de quem segue, Há! rsrs

Até a próxima!

William Garibaldi disse...

Tá provado Warehouser, e me aguarde semana que vem lá no teu Blog! risoss
Ets semana está toda florida de amigos!
E olha, eu respondo todos os comentários, bravamente e docemente!
Eu tive a sorte de ter uma professora de Literatura que é uma Mestra! Eu também sou Poeta graças a ela!
Grato...
e Viva o Slow!...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...