quinta-feira, 4 de agosto de 2011

"Frente a Frente" ...com o Fogo


Com Sheila Ribeiro Mendonça



...do Blog Cantinho She e Autora do Livro Cabra Cega,
3º lugar no Concurso: II Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea 2011.

Agradeço mais uma participação sua aqui no Versos de Fogo querida, She...
e vamos a entrevista :)

"Quem agradece sou eu ao seu carinho de sempre comigo e pela oportunidade de falar sobre o que mais amo fazer na vida: ESCREVER "

1-Começando com uma pergunta que adoro fazer a todo mundo que escreve: Quando você começou a escrever, quando descobriu que sabia, que escrevia bem?

    Obrigada pelo: "que escrevia bem". Acho que estou caminhando, hoje já escrevo diferente de ontem, e amanhã certamente muito melhor que hoje. Por isso nunca ignoro nenhum feedback que sempre me faz crescer como profissional. Bem, acho que sempre me entendi como uma apaixonada pela escrita, por isso mesmo fui estudar jornalismo, era muito mais para ter oportunidade com as palavras do que viver numa redação de jornal ou revista. Eu queria era escrever, e o cenário que tornaria isso real pouco importava. Estou caminhando para os 37 anos e escrevo desde sempre. Cabra Cega mesmo, os primeiros traços dele, começou aos meus 17 pra 18 anos...


2- Nessa época já pensava em escrever livros?


Só pensei em escrever um livro quando assisti ao filme "Dormindo com o Inimigo" de onde veio a inspiração para criar Cabra Cega. Mas agora escrever livros é uma necessidade, praticamente o ar que eu respiro... A criação do meu Blog também me ajudou muito nesse desejo, pois a máxima de que quanto mais escrevemos mais queremos é a mais pura verdade. 

3- Recentemente em um post meu, eu critiquei o Mercado Editorial Brasileiro e você me disse com todo seu bom dizer... que eu poderia estar enganado e que cabia a nós escritores melhorarmos este Mercado... Eu fiquei sinceramente interessado em sua opinião sobre este assunto. E peço também que nos dê uma dica de como podemos nós, melhorarmos este Mercado!:

Ahhhh meu querido é que eu não gosto da ideia de já entrar numa história me dando como uma possível "derrotada" por que realmente vamos precisar de terceiros e aí as coisas sempre complicam. Dentro do meu quadrado eu vou tentar fazer a minha parte. O que não significa que eu seja uma tonta romântica e ache que tudo são flores. Sei que não são. Ser escritor, compositor, enfim viver da arte de um modo geral no Brasil não é nada fácil, mas acredito que as coisas estejam mudando, existe por exemplo o Clube de Autores para mudar isso. A oportunidade que eles nos dão é excelente. A chance é igual para todos, qualquer um pode publicar um livro lá. Cabe o leitor desejar ou não comprar. Mas eles tornam o desejo de ver um livro nosso publicado em realidade e isso é um UP incrível para todo o resto que podemos fazer depois. A Equipe do Clube é super conceituada, feita de também escritores e de uma generosidade ímpar. Sempre nos assessorando no que precisamos, fazem entrevistas com grandes autores, conquistam cada vez mais o seu espaço no mercado editorial, nos eventos literários idem, exemplo a participação na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), na FLIV (Festival Literário de Votuporanga) e com eles nós vamos juntos. O Clube trabalha com publicação sob demanda, ou seja, conforme as pessoas forem comprando o livro passa a existir fisicamente, mas independente de vender ou não o seu livro sempre aparece lá na vitrine virtual deles. Agora, o trabalho de divulgação e distribuição nas Livrarias é por nossa conta, afinal eles não são uma Editora, eles viabilizam a possibilidade de sermos escritores com livros publicados. Uso a minha formação de jornalista para sair por aí fazendo a minha própria assessoria. Nada fácil. É um trabalho de formiguinha mesmo. Mas tem dado certo, sabe por quê? Porque nunca deixei de acreditar em mim e tenho muito mais planos pra mim, pro Cabra Cega e para os próximos que virão. Eu faço a minha parte, acreditando nisso. E acho que se todos mudarem a postura temos grandes chances de mudar o Mercado Editorial Brasileiro, sou apenas uma entre vários, mas acredito no meu trabalho... rs Se você acreditar comigo já somos dois, com mais todos que estão no Clube já somos alguns, com mais você que também escreve, somos vários e assim sucessivamente, afinal ontem era tudo mais difícil que hoje, e amanhã tem tudo pra ser bem melhor que agora.   ;)

4- Quando você começou com o Cantinho She?  Quando pensou vou criar um Blog!? O que inspirou o Cantinho She, e quando pensou em como fazê-lo?

Comecei o Cantinho faz três anos e meio. Sempre escrevi pra mim, em cadernos, folhas avulsas, guardanapos...rsrs Foi quando fiquei sabendo por uma amiga da existência de um Blog, mas não entendi a princípio direito a proposta e por isso não me interessei deixando morrer essa chance. Ou melhor adormecer. Algum tempo passou e conversando com uma outra amiga que também tinha Blog, resolvi além de ouvir falar, entrar no Blog dela e conhecer e aí sim aos poucos fui me interessando. Quando enfim ela usou as palavras mágicas: Sheila acho que um blog pra você que é jornalista e adora escrever os seus textos é o melhor canal. Bingo! Mas escolher o nome dele não foi nada fácil... Pensei, pensei e vi que ali seria o meu Cantinho, mas Cantinho de quem? Aí usei a forma carinhosa que alguns me chamam e nasceu Cantinho She, só que nem pensei que "she" é ela em inglês e vi com o tempo que alguns achavam que ali era um espaço feminino. Mas conforme eu fui assinando os meus textos com o meu nome logo entenderam que o She é de Sheila. Mas o lance dos comentários foi muito engraçado, demorei para entender porque eu escrevia e ninguém comentava...rsrsrs Depois é que vi que eu tinha que visitar os Blogs e comentar os seus posts que aí sim a recíproca se fazia presente...rsrs

5- O que você acha da Blogosfera, dos Blogueiros e daqueles que ficam dando pitacos em como se deve blogar?

Adoro a Blogosfera, já conheci pessoas incríveis por aqui, tanto pessoalmente como somente no virtual. São pessoas inteligentes, carinhosas, sensíveis e companheiras. O que mais me impressiona é a união e a generosidade. O maior retorno com o lançamento do meu livro eu tive foi aqui na Blogosfera. A maior capacidade de generosidade do ser humano eu conheci por aqui, muito mais do que em pessoas próximas a mim, em minha vida pessoal, na minha vida inteira. Realmente nessa vida a gente aprende é vivendo, essa é a graça da vida. Quanto aos pitacos de como se deve blogar já deixei bem claro em meu Cantinho e nos comentários que eu faço que sou contra. Cada um "bloga" do jeito que quiser. O seu Blog é seu. Quem gostar volta, quem não gostar respeite e seja feliz em outro espaço. Detesto ler quando as pessoas por exemplo fazem posts enormes dizendo que detestam aquelas letras de verificação e pedem para que os administradores retirem de seus Blogs... Gente, por favor, cada um com o seu cada um. Vocês sabem pra que serve essa verificação de palavras além de ser um anti-spam que o Blogger agora já tem um à parte? A verificação de palavras é a forma que um site tem de ver se quem está participando de votações ou comentários é um ser humano ou um programa. Ou seja ele tem a sua utilidade... Eu não dou pitaco na vida de ninguém o que dirá nos Blogs das pessoas... Afff! Para mim é assim, se eu estou no seu espaço, eu vou respeitar as regras do seu espaço, inclusive a verificação de palavras. Independente de gostar ou não. Não acho que tenho nenhum direito de pedir para ninguém tirar.  Agora se o blogar para algumas pessoas significa plagiar os textos dos outros, assim como já aconteceu comigo, aí meu amigo, eu simplesmente viro uma fera. rsrs Roubar um texto meu sem me dar os devidos créditos me tira do meu eixo. Isso é crime!

6- O que é Blogar para a She?

Blogar pra mim era acima de tudo um prazer supremo somente para mim. O que eu queria era escrever, escrever e escrever, quase um "psicografar", mas hoje em dia, eu já me pego elaborando os assuntos, textos, escrevo os meus contos, "poesias", minhas crônicas, artigos sobre filmes, peças ou programas que assisto... Faço ainda divulgação de projetos culturais e de marketing entrando em contato com Assessorias, peço o release, dou uma estudada, conheço o projeto e aí sim eu divulgo... Amo estar na Blogosfera! Quanto mais eu uso, mais me descubro, e conheço pessoas interessantes. Já tive várias fases no meu Cantinho nesses 3 anos e meio de existência. No momento ele é uma mistura gostosa de diário de minhas criações literárias, com trabalho, embora não ganhe dinheiro nenhum com o meu Blog, e ainda misturo prazer e diversão. Além é claro de hoje existir o meu outro Blog, o que criei para somente a divulgação do meu romance Cabra Cega. O Blog Cabra Cega (www.cabracegasrm.blogspot.com) é todo focado nisso. Mas essa cabeça aqui, meu querido, está sempre criando, então não devo ficar só com esses dois não... Vamos pra frente...rsrs

Puxa, já acabou?! Estava tão bom! Obrigada, viu?! Por tudo, tudo mesmo! Beijo, beijo!


Eu que agradeço, você deu uma AULA, e me fez lembrar de coisas que sabia e me ensinou MUITAS
coisas novas e sei que para todos que te lerem aqui ou no teu Blog ou no teu Livro, será assim!
Foi muito BOA esta entrevista Sheila!
"Beijo Beijo!" adoro este teu bordão! ^.^!

Quer conhecer mais da She??? Quer comprar seus livros?
Clique Aqui !




18 comentários:

Yasmine Lemos disse...

Entrevista esclarecedora.Gostei , She tem uma visão realista e prática ,em jornalismo não é fácil ter uma personalidade forte e conseguir ser imparcial.
parabéns a super blogueiro Willian e a querida She
beijos

Unknown disse...

Mulher desembaraçada, culta e inteligente. Gostei muito.

She disse...

Ui quem sou eu para dar aula, imagine... ;) Adorei te dar esta entrevista meu querido!
Ahhhh e beijo, beijo! rsrs
She


PS: Beijo, beijo tb para a Yasmine e o Antônio, obrigada queridos! ;)

chica disse...

Adorei a entrevista e o jeito legal da Sheila falar e se posicionar. Sincero e gentil.

abração para os dois, tudo de bom,chica

Xipan Zéca disse...

Opa!! Sou seguidor da She, também e curto sempre... Ela tá sempre por lá no meu bróguinho e sou muito grato por isso!

A ti pela entrevista e a She pelas respostas, um Deusssssssskiajude
Abraços
Tatto

zelia maria disse...

Entrevista lida. Gostei do que li. Um abraço de zélia

zelia maria disse...

Entrevista lida. Gostei do que li. Um abraço de zélia

Wanderley Elian Lima disse...

Olá menino
Adorei conhecer um pouco mais sobre a She... Parabéns a você pela entrevista.
Bjux

Roselia Bezerra disse...

Olá, amigos
O que mais aprecio num escritor é a sua humildade... saber que somos pó... simplesmente pó...
Os que a tem... vão em frente com a corda toda e muita inspiração...
She querida, TUDO DE BOM!!!
Um abraço fraterno ao dois

Vivian disse...

...muito bom conhecer um
pouco desses amigos que
invadem nossa telinha
em cada amanhecer.

por isso eu amo a 'blogoloucura',
rsrs,
que se cobrir é um circo,
e se cercar é um hospício.

por aqui gargalhamos, choramos,
nos emocionamos, sentimos as
vibrações emanadas pelas
palavras, e no final percebemos
que SOMOS TODOS UM.

bjokas aos dois lindos!

sigamos, alma linda!

Anônimo disse...

Oi Willian

te descobri através do Blog da Zina, fiquei por aqui, e vou lá também conhecer a She, pela entrevista ótima me atraiu.

Abraços!

She disse...

Obrigada pelo carinho de todos!
Beijo, beijo!

PS: Meu querido te linkei lá no Blog Cabra Cega, tá?!

Luma Rosa disse...

Parabéns aos dois pela entrevista!! Gostei da modéstia da Sheila e principalmente de sua ética ;) Acredito que para quem está publicando, falar negativamente do mercado editorial não seja bom!! A nossa sociedade ainda vive arcaicamente em tempos de cartas marcadas e isso independe de competência! Bom fim de semana! Beijus,

William Garibaldi disse...

Agradeço a todos os comentários!

She é uma honra e um prazer tê-la por aqui mais umavez abrilhantando incendiando e harmonizando este espaço!
A casa é de vocês todos!

Grato!

Lobo disse...

Parabéns pela entrevista!

agora, São paulo pode ter os melhores cursos do mundo, mas acho que só isso não me convence a morar lá não :p

Beijo!

MARCELO DALLA disse...

Olá queridos!!!!!
Adorei a entrevista. Muito bem conduzida e como disse o Antonio, a She respondeu com inteligencia e desembaraço.
Parabéns aos 2 amigos!!!!
e beijo beijo!!!

Lindalva disse...

Um frente a frente meritoso... parabéns ao entrevistador e entrevistada. Olá meu querido ando em falta, mas só restam 24 dias para minhas férias e estou nas arrumações, mesmo que eu demore a vir sabes que estás no meu coração... dias de luz e noites de amor tenhas. Um beijo na ponta do nariz e uma doce semana para voce.

William Garibaldi disse...

Grato a Todos que comentáram aqui, amigos e novos amigos! She é um luxo né!
Bjus Bejus de Luz!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...