sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Com o que o mundo está preocupado hoje?


Bom, se você parar para ver a quantidade de futilidades que pululam na percepção da humanidade neste final de semana tão mágico, vai compreender porque os pensadores, poetas e místicos se sentem as vezes tão solitários!



Se o Bebê-Neymar dormindo no avião foi a notícia da semana passada, com sua chupetinha e mamadeirinha, vigiado pelo seu feróz-pai, esta semana, coisas como o o cabelo preto da Xuxa, ou o o príncipe Harry, que apareceu pelado numa festa em Las Vegas, estão no áuge das atenções.
Temos ainda o querido Ziraldo, que pediu aos pais brasileiros que seus filhos lessem mais ( os seus livros claro! rsrs que aliás sou fã! ) e lançou a célebre frase: "Pais não notam, mas seus filhos se tornaram idiotas", pra mim esta virou épica do autor! 
Que mais que tá na mídia?... Ahhh Gente!!!... A Pizza do Mensalão! Até hoje isso! Meu São Google! 
E tem gente que acha que vai ser feita justiça. Parem pra notar, há quanto tempo, isto aconteceu? E só agora estão julgando!... Só hoje estão julgando!?
É "o espinho na carne" do Brasil!... É o nosso Bode Ritual!
Pra quem ainda acredita num mundo igualitário as Paraolimpíadas foram bons momentos de se inspirar a romper os limites e as "manhas diárias"!

Bom é isso aí minha gente!
E HOJE é dia de Lua Azul, tem muitos textos na mídia vigente e nem tão vigente assim, dizendo que o fenômeno não passa de uma associação a futilidades ditas na Idade Média, mas se você tiver um tempinho olhe para o céu, olhe para a Lua e vai perceber que a ela, ganha mesmo um brilho Azulado! Este mês de Agosto que é o mês da Grande Mãe, como aprendi no Blog Mãe Gaia AQUI



 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pensando sobre a Mídia Blog





O que se passa com esta gente que abrem os blogs diariamente ??

Os Blogs não têm credibilidade, existe uma discreta mentalidade de que tudo o que está em Blogs é supérfluo ou sem verdade. De onde veio isto? Sinceramente eu não sei.
Sei que sinto isto. Eu e alguns amigos costumamos oferecer nossos serviços em Blogs, Blogs estes de nossa própria autoria, sei que as visualizações são poucas, sei que existem milhares de milhares de Blogs, e que perto de uma grande mídia de classificados, por exemplo, não chegamos nem a 10% de seus acessos diários durante um mês inteiro! Mas não acredito que seja somente este o problema. As pessoas desacreditam mesmo dos Blogs.
Saibam que Blogs pelo mundo à fora, são responsáveis por verdadeiras mudanças conscienciais em populações, outros ajudam pessoas, e ainda outros informam onde a informação é precária.
No banalismo da informação rápida, que é uma sombra da Internet, percebemos que não se dá a devida atenção a um Blog.
Pensem nisto.
Você que é Blogueiro ajude a mudar esta consciência.
Coloque sempre Links caso tenham retirado o texto de algum lugar, ou ainda o link de onde retirou a imagem que você utilizou em sua postagem. Sitem sempre a fonte de informação e o autor.
Este é o mínimo que podemos fazer a princípio, mas já é um grandioso passo!
Vamos juntos melhorar esta imagem dos Blogs.
Dizem que existem 2.500.000 blogs no Brasil, e que um blog apenas ou nicho de Blogs, não pode interferir em algum assunto ou influenciar pessoas, mas discordo em partes dos autores desta idéia, pois sei, que uma formiga ou apenas uma flor, podem sim mover o mundo... mas alguns dados são bem interessantes de serem pesquisados, especialmente quando você conhece aquele blogueiro mala!

Confira algumas estatísticas ( um tanto pessimistas  ( AQUI  )
Imagem de Ana Anjos Confira o LINDO Trabalho dela ( AQUI )




segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Porque sou Ativista da Amamentação


Mistério de um Menino Deus... em cada um de nós... Mãe e Filho... e além Maria...

Acreditei neste paralelo, nesta fina linha que une a amamentação com a leveza e inoscência da criança.... e transparência infantil! A relação mais intensa, mais livre de palavras humanas, a primeira comunição profunda que um ser tem em si, para si, e através de si, quando ele sai do útero, respira a Vida... É a amamentação.
O Ato de amamentar um filho, é sempre cheio de significados...
E assim é o próprio Mito da Nutrição, toca coisas infinitas: Leite, Água Viva, Via Lactea... Vida!
Amamentar: Agraciar, Vivificar, Abençoar... Coisas talvez somente percebidas ou relacionadas pelos Poetas. E se acalme, Poetas, são todos aqueles que percebem a beleza na vida, no ser, no verso... em si.
Neste poema, que Maria Bethânia lê, fica clara uma relação transcedental, de um ser, de um eu, de uma canção, de um poema... com tudo o que nos cerca, e o escolhi como sendo o ilustrador daquilo que quero dizer sobre o leite materno, e do porque sou Ativista da Amamentação.
Porque sou Ativista das Coisas Belas!




A Leitura do "Poema do Menino Jesus" de Fernando Pessoa é um Instante além do Tempo...

BELEZA.




sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Maria Bethânia, A Garimpeira da Beleza


Em parceria com Ana Carolina, um dos momentos mais belos da MPB...



"Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar

Garimpeira da beleza te achei na beira de você me achar
Me agarra na cintura, me segura e jura que não vai soltar
E vem me bebendo toda, me deixando tonta de tanto prazer
Navegando nos meus seios, mar partindo ao meio, não vou esquecer.
Eu que não sei quase nada do mar descobri que não sei nada de mim
Clara noite rara nos levando além da arrebentação
Já não tenho medo de saber quem somos na escuridão
Clara noite rara nos levando além da arrebentação
Já não tenho medo de saber quem somos na escuridão
Me agarrei em seus cabelos, sua boca quente pra não me afogar
Tua língua correnteza lambe minhas pernas como faz o mar
E vem me bebendo toda me deixando tonta de tanto prazer
Navegando nos meus seios, mar partindo ao meio, não vou esquecer
Eu que não sei quase nada do mar descobri que não sei nada de mim
Clara noite rara nos levando além da arrebentação
Já não tenho medo de saber quem somos na escuridão
Clara noite rara nos levando além da arrebentação
Já não tenho medo de saber quem somos na escuridão"




Confira o Primeiro Post da Série sobre Maria Bethânia AQUI no Versos de Fogo
Imagem dAQUI





domingo, 19 de agosto de 2012

Ode a Maria Bethânia, A Voz de Fogo


Sonho com o Doce Apogeu

Um dia, Maria Bethânia,
rezará um poema meu
e será singelo
o meu apogeu.
Será diante do mar
e amparado de montanhas imensas
de rochas e árvores infinitas...
Será brando e silencioso

solitário o meu apogeu / interno
Será feito o nascer da flor da lua...
tão esperado!

Tão branco
e iluminado...


Este vídeo, fala um pouco dela...
Uma das vozes mais belas do mundo...
A voz da Grande Mãe?...



Esta postagem inicia uma séria de Posts em homenagem a Maria Bethânia.
Esta mulher infinita.



Um pouco de Maria Bethânia.

Nascida na Bahia, é a sexta filha de José Teles Veloso (Seu Zezinho), funcionário público dos Correios, e de Claudionor Viana Teles Veloso (Dona Canô). É irmã da escritora Mabel Velloso, do compositor Caetano Veloso, e tia da cantora Belô Velloso e de Jota Velloso.
O nome foi escolhido pelo irmão Caetano Veloso num sorteio "duvidoso", inspirado em uma canção famosa à época, a valsa Maria Betânia, do compositor Capiba, então um sucesso na voz de Nélson Gonçalves.
Bethânia foi criada na cidade de Santo Amaro da Purificação e, por ter sido criada na religião católica com influência do candomblé, é devota de vários santos e adepta tradicional do segmento religioso africano Ketu. Cantou diversas músicas em homenagem a mãe de cabeça, Iansã. 

Leia mais sobre Maria Bethânia AQUI.






Uma Lenda do Tigre




Acordei com os Tigres..
Fogos meus...
chamas
chamam
pelo meu nome
e rosas cálidas de desejo infame
tapam meus olhos feito duas lentes de petalas
Cada listra do tigre que sou
é uma cicatriz ...
de tanto lutar contra a vida!


William Garibaldi Oliveira





Nos tempos antigos, o leão era um signo do Zodíaco chinês, não havia o tigre. No entanto, o leão era muito cruel, por isso Deus queria excluí-lo do zodíaco. Mas não podia fazê-lo porque o leão era o rei de todos os animais. Para se livrar dele, Deus precisaria de um novo rei para controlar os outros animais. Foi aí que Deus se lembrou do tigre.
    O tigre era apenas uma criatura insignificante que vivia no mundo dos homens, mas quando aprendeu as habilidades de luta do gato, o tigre se tornou um guerreiro feroz. Todos os animais por ele desafiados foram mortos ou mortalmente feridos. Após sair vitorioso em todas as batalhas, o tigre se tornou muito famoso. De fato, ele se tornou tão famoso, que Deus o chamou para um torneio de luta no céu, no qual derrotou todos os guerreiros. Após a luta, o tigre também se tornou um dos guerreiros do Deus supremo.
    Mas depois que o tigre se tornou um guerreiro do céu, os animais na terra ficaram fora de controle e começaram a atacar os seres humanos. Isso atraiu a atenção de Deus, então Ele enviou o tigre à terra para proteger os homens. O tigre então propôs um acordo, a cada batalha ganharia uma recompensa. Deus aceitou o seu pedido, e a cada vitória o tigre ganharia uma listra.
    Quando o tigre chegou ao mundo dos homens, o tigre descobriu que o leão, o urso e o cavalo eram os animais mais fortes. Assim, o tigre os desafiou e venceu a todos eles. Quando os outros animais ficaram sabendo, se esconderam na floresta de onde nunca mais saíram e nunca mais foram vistos. O homem agradeceu ao tigre por derrotar todas as bestas.
    O tigre foi então convocado de volta ao céu e porque havia vencido três vezes, Deus colocou três listras horizontais na sua testa. Algum tempo depois, o mundo foi novamente perturbado por uma tartaruga gigante má e mágica que inundou a terra com água. O tigre novamente desceu à terra e matou a tartaruga. Então, Deus adicionou uma listra vertical no centro das três linhas horizontais, criando a palavra 'Wang' ( ),  que quer diser "Rei".

A palavra ainda pode ser vista hoje na testa de todos os tigres. E foi assim, vencendo batalhas, que o Tigre ganhou todas as suas listras.
    Então o Supremo Deus do Universo, decidiu tirar do leão o status de signo do zodíaco chinês e o tigre foi escolhido para substituí-lo como o “Rei de todos os animais”.
Colhido AQUI





sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Mosca Azul x Monstro Lula Vermelha








O Livro:


"Um dos mais esperados livros do ano, A mosca azul é uma revisão honesta da ascensão do PT ao poder vinculada à recente história da esquerda no Brasil e no mundo. Com uma narrativa em primeira pessoa, Frei Betto mescla sua trajetória pessoal à militância política e resgata o sonho de testemunhar "um outro mundo possível" com base nos ideais do socialismo.
O livro não se resume à sua passagem pelo governo Lula à frente do Programa Fome Zero – embora o autor admita a importância do programa para distribuição de renda aos mais pobres através do Bolsa Família. Traz a memória do pai – um guerreiro da esperança – que até o final da vida lutou por seus ideais. Da militância, relembra o cenário político que favoreceu a criação do PT, fala dos momentos importantes que ajudaram a sedimentar a amizade com o presidente Lula e admite a decepção com parcela da esquerda fisgada recentemente pela "mosca azul" no ápice do poder. O escritor saiu do governo pouco antes do episódio conhecido por escândalo do "mensalão" .
Fascinado pelos fatos que marcaram a história, Frei Betto mergulha nas circunstâncias que geraram o efeito Lula e culminaram na eleição do líder sindical a Presidente da República em 2002.
Na viagem ao passado, fala com convicção do ideal construído pela nova esquerda após o golpe militar de 1964, da estratégia política voltada para a capacitação de novas lideranças no movimento popular, da estrela erguida pelo PT sustentada pelo sonho de uma sociedade mais justa."

Leia mais AQUI


O Conceito:

"Diz-se que uma pessoa "foi mordida pela mosca azul" quando ela se mostra deslumbrada com o poder. "
dAQUI

A Síndrome: 


Ouvimos com freqüência expressões como “ele foi mordido pela mosca azul” ou “cuidado com a mosca azul”, curiosamente em uma época na qual um mosquito pode influenciar na sucessão presidencial do País. Mas, afinal, o que quer dizer a expressão “mosca azul”? Duas características aparecem associadas ao termo: o apego ao poder e a vaidade. É como que ser “mordido pela mosca azul” levasse a um estado de embriaguez, de alucinação, em que a “vítima” perde a noção da realidade.
Machado de Assis possui um poema com o título de “A Mosca Azul” que versa sobre uma mosca com “asas de ouro e granada”, “refulgindo ao clarão do sol”. O próprio inseto dizia: “Eu sou a vida, eu sou a flor, das graças, o padrão da eterna meninice, e mais a glória, e mais o amor”. Ainda no poema, um paria (homem da mais baixa classe do sistema de castas da Índia) observando a beleza da referida mosca, ficou “deslembrado de tudo, sem comparar, nem refletir”. Passou a ver na mosca o próprio rosto e a sonhar com poder e riqueza. Julgando estar diante de um tesouro, aprisionou a mosca, levou-a para casa e dissecou-a, ocasionando a sua morte. No final, o poema diz que o pária ensandeceu e “que não sabe como perdeu a mosca azul”. FONTE AQUI.


O Poema:

A mosca azul


Era uma mosca azul, asas de ouro e granada,
Filha da China ou do Indostão.
Que entre as folhas brotou de uma rosa encarnada.
Em certa noite de verão.


E zumbia, e voava, e voava, e zumbia,
Refulgindo ao clarão do sol
E da lua — melhor do que refulgiria
Um brilhante do Grão-Mogol.


Um poleá que a viu, espantado e tristonho,
Um poleá lhe perguntou:
— "Mosca, esse refulgir, que mais parece um sonho,
Dize, quem foi que te ensinou?"


Então ela, voando e revoando, disse:
— "Eu sou a vida, eu sou a flor
Das graças, o padrão da eterna meninice,
E mais a glória, e mais o amor".


E ele deixou-se estar a contemplá-la, mudo
E tranqüilo, como um faquir,
Como alguém que ficou deslembrado de tudo,
Sem comparar, nem refletir.


Entre as asas do inseto a voltear no espaço,
Uma coisa me pareceu
Que surdia, com todo o resplendor de um paço,
Eu vi um rosto que era o seu.


Era ele, era um rei, o rei de Cachemira,
Que tinha sobre o colo nu
Um imenso colar de opala, e uma safira
Tirada ao corpo de Vixnu.


Cem mulheres em flor, cem nairas superfinas,
Aos pés dele, no liso chão,
Espreguiçam sorrindo as suas graças finas,
E todo o amor que têm lhe dão.


Mudos, graves, de pé, cem etíopes feios,
Com grandes leques de avestruz,
Refrescam-lhes de manso os aromados seios.
Voluptuosamente nus.


Vinha a glória depois; — quatorze reis vencidos,
E enfim as páreas triunfais
De trezentas nações, e os parabéns unidos
Das coroas ocidentais.


Mas o melhor de tudo é que no rosto aberto
Das mulheres e dos varões,
Como em água que deixa o fundo descoberto,
Via limpos os corações.


Então ele, estendendo a mão calosa e tosca.
Afeita a só carpintejar,
Com um gesto pegou na fulgurante mosca,
Curioso de a examinar.


Quis vê-la, quis saber a causa do mistério.
E, fechando-a na mão, sorriu
De contente, ao pensar que ali tinha um império,
E para casa se partiu.


Alvoroçado chega, examina, e parece
Que se houve nessa ocupação
Miudamente, como um homem que quisesse
Dissecar a sua ilusão.


Dissecou-a, a tal ponto, e com tal arte, que ela,
Rota, baça, nojenta, vil
Sucumbiu; e com isto esvaiu-se-lhe aquela
Visão fantástica e sutil.


Hoje quando ele aí cai, de áloe e cardamomo
Na cabeça, com ar taful
Dizem que ensandeceu e que não sabe como
Perdeu a sua mosca azul.




Imagens dAQUI 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Um Poema de William Garibaldi Oliveira





O cheiro de rosa do anjo negro


Um anjo negro
desceu do céu azul 
intenso
o negro 
o anjo
o azul!
///em meu quintal
fez carnaval///
E meu desejo
era beijar o teu peito
sentindo o cheiro de rosa que exalava 
de seu corpo, cor de canela preta
Eu era um poeta
e ele era um anjo
que fugiu feito pássaro
sorriu com meu galanteio
provando ser bandido
anjo conformado,
de ser o mais belo ser negro
que eu já havia visto 
descer do céu
no meu quintal!


__________
imagem dAQUI

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Estudos sobre os Impactos de uma Copa do Mundo e Olimpíadas seguidas, em um País do Terceiro Mundo, chamado Brasil





 x   


Creio que os grandes avanços, econômicos e tecnológicos do Brasil nos ultimos anos são visíveis. Inegáveis.
Mas seria apenas mérito de seus governantes, que salvando-se de escândalos consecutivos conseguem administrar um país gigante e rico?... Ou o Brasil é tão rico e tão gigante, que mesmo sendo administrado errado, ele prospera? O Brasil dá certo de qualquer jeito!... Acorda eleitor. 
São muitas riquezas concentradas neste país-continente, e muita gente para ser moída para se tirar o rico sumo e deixar apenas o bagaço, a classe D ou Z!

Agora vem aí a Copa do Mundo de 2014, e o país já sente a credibilidade de seu mercado se fortalecer, mas a custo de quê? Será que foram estudado os prós e os contras? Os déficits desta Copa e mais, de uma Olimpíada 2 anos depois?!...

O Primeiro sintoma, foi o aumento dos preços dos alugueis nas cidades sede dos jogos. 
No Rio de Janeiro um barraco na favela, SEM vista para o mar, está custando 1,000 a 1,200 mensais.
E em São Paulo, onde a população é esmagada pelos autos preços do transporte público, e pela saúde que piorou e muito, no mandato do, Péssimo Kassab, os alugueis chegam a absurdo de 1 Mil a 1 Mil e 500, mesmo na periferia.

No Rio de Janeiro, a TV Globo, fez uma reportagem recente, não me lembro se no Fantástico ou no JN, sobre a crise no mercado imobiliário carioca. Em São Paulo, a mídia bem adestrada pelos Especuladores e Figurões, não toca no assunto, mas o número de casas com placas de ALUGA-SE aumentou imensamente, pois quem está aguentando pagar os elevados preços mensais?
A População é excluída para mais e mais longe do centro da cidade, e agora Vila Aricanduva e Itaquera viraram bairros nobres! Pela ''jogada milionária'' que vai beneficiar apenas um clube paulistano...
Quando disseram que Itaquera fica no ''C'' do mundo foram apedrejados.. mas sim, fica sim. Eu AMO Itaquera, adoro o clima e o sol da Zona Leste. Mas que é o ''C'' do mundo, que agora custa caro, isto é!!!
E quem lá mora, ainda não se deu conta de que, nas lojinhas, nos barzinhos, no comercio em geral tudo ficou mais caro, e os alugueis então? ...Elevadíssimos!
Um apartamento no clássico ''Singapura'','prédios das favelas verticais construídos por Maluf, está custando 60 mil reais!
E na Coah II, Conjunto José Bonifácio, os preços dos apartamentos que eram de 30 a 40 mil, já chegam a 120 mil reais! Supervalorizou por ser pertinho da Abertura da Copa. Que a meu ver tinha que ser no Rio e Encerramento aqui, mas opinião é opinião e cada um tem seu "C''.

É muito engraçado, ver o cidadão Corinthiano Itaquerense, comemorando o Estádio do 'Corinthians mano', e já pagando CARO MESMO por ele, e sem se dar conta dos fatos!

A qualidade do metrô de São Paulo caiu muito. O que será que a empresa responsável pelo Metrô-SP, faz com os mais de 3 milhões de reais diários, que ela recebe? Sim, por dia são mais de 1 milhão de usuários no metrô e trêm de São Paulo, agora eles pararam de divulgar este número com orgulho, como faziam há 2 ou 3 anos atrás, pois a população poderia fazer as contas, né!? 
São mais de 1 milhão de pessoas pagando 3 REAIS por DIA! 3 milhões de reais por dia!?
Quanto isto dá por ano??? E olhem as rodas dos trêns do Metrô, enferrujadas, velhas... e os trilhos? E os próprios trens? Verdadeiros armários de fórmica!

Mas agora, um dado do site do Metrô diz  No dia 11/11/2011, foi estabelecido novo recorde de demanda com 4,1 milhões de passageiros transportados."
O que acham disso?

E agora Brasil? Como vamos lidar com o LADO NEGATIVO DA COPA???
Deveríamos fazer uma verdadeira Análise Econômica no Brasil da Copa!

FICADICA!


Se ninguém se manifestar, ficarão pensando que vocês não perceberam, e que podem nos apertar mais! Pois esta Copa e Olimpíada, estão sendo vistas como a oportunidade de enriquecimento inimaginado para os já ricos do Brasil.



domingo, 12 de agosto de 2012

"Está tudo Justificado..."


Está tudo esquecido... perdoado!
Todos.... Tudo...

Libertei-os ao me libertar deles...

Sou Grato a todos...

Assim como cantou a minha Diva... Piaff

NON, JE NE REGRETTE RIEN

Não, nada de nada...
Não! Eu não lamento nada...
Está pago, varrido, esquecido
Não me importa o passado! 

Com minhas lembranças
Acendi o fogo 

Minhas mágoas, meus prazeres
Não preciso mais deles!

Varridos os amores
E todos os seus "tremolos" 
Varridos para sempre
Recomeço do zero.

Não! Nada de nada...
Não! Não lamento nada...!
Nem o bem que me fizeram
Nem o mal, isso tudo me é bem igual!

Não! Nada de nada...
Não! Não lamento nada...
Pois, minha vida, pois, minhas alegrias
Hoje, começam com você!






_____________
Imagem dAQUI


Retorno para a Poesia e aos Blogs



A Dança Selvagem de Deus


Eu estou em silêncio Deus...
hoje...
aguardando a Tua voz.
Eu estou em Silêncio Deus,
para ouvir a música da vida
... a canção humana do ser.
Eu estou em silêncio Deus...
só hoje vou calar a minha voz ingrata
e até mesmo a minha musica.
Para ser preenchido...
                
             pela Tua Dança Selvagem!



W.O




sábado, 11 de agosto de 2012

Orvalho do Céu



Hoje estou no Blog da Querida Rosélia, Orvalho do Céu. E como definir melhor, este ser? Seu próprio nome diz tudo, Orvalho do Céu! ...Rosélia é uma Benção das Rosas... um ser Angelical, uma Amiga Presente.
Parabéns por sua luta, e por recuperar seus Blogs!
Este mês seu Blog Espiritual Idade faz 3 Anos e minha participação acontece hoje nesta festa: Confira clicando AQUI ou na imagem.








quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dia do Aleitamento Materno

Neste dia mundial do aleitamento materno, eu estava escutando na rádio, um comentarista dizendo que muitas modelos e atrizes não amamentam seus filhos, tomam remédios para secar o leite, pois amamentar causa ´´peito caído´´ além de rachar e machucar a mama... Então pensei e como faziam as escravas? As amas deleite que eram obrigadas a amamentar o tempo inteiro sem parar um dia se quer?
Nada encontrei na minha rápida pesquisa, e resolvi apelas para a sabedoria dos Pretos Velhos e dos Antigos:




TANSAGEM, TANCHAGEM, CINCO-NERVOS – Existem 12 espécies.  Na Índia, é uma das ervas mais usadas pelas suas propriedades medicinais.  É adstringente, combate qualquer inflamação dos ouvidos, dos olhos, da conjuntivite, das gengivas, das garganta, das amígdalas, da faringe, do estômago, dos intestinos, dos rins, da bexiga e das hemorróidas.  Externamente, se usa o suco das folhas ou o cozimento para curar feridas, doenças de pele, crosta na cabeça, infecção vaginal, nevralgias das mamas.
Podiam se colocadas as folhas em cima da parte afetada, e a cicatrização era quase imediata.


Banha de Bode, antes de dar o peito ao bebe mamar era espalhado no ´´biquinho do peito´´.


´´Um galhinho de arruda
A vovó me deu
Um galhinho de arruda
Pra
me proteger
Eu agradeço a essa linda Preta Velha
Um galhinho de arruda
Ela me ofereceu
Eu agradeço a essa linda Preta Velha
Pois em suas
orações
Ela nunca me esqueceu´´


Ponto de Preta Velha


A sabedoria popular é vista como charlatanismo nos meios acadêmicos, mas quem conheceu, um xamã, uma rezadeira, um macumbeiro, um preto velho, sabe que funciona.

Podemos notar em diversos relatos que, o ato de amamentar era visto como um fardo pela elite vigente: ´´a mãe não deve partilhar os seus direitos de mãe com outra, pois corre o risco de sofrer ingratidão do seu filho, que poderá amar a mãe adotiva mais que à mãe de fato.
A seguir, cita uma passagem de um teatro romano, onde uma mulher,
perguntada sobre se sua filha amamentaria o filho, exclama: "seria o mesmo que dar-lhe a
morte, se depois das dores do parto, ela tivesse ainda de suportar as fadigas, e os aborrecimentos do aleitamento (BRETAS: 1838,10)" 

Em Amamentação Fardo ou Desejo AQUI 

Algumas contribuições histórico-culturais da Ama de Leite

´´O contato com a ama negra amaciou também a linguagem infantil. Palavras como cacá, pipi,
bumbum, dodói, nenen, papato, lili, au-au, cocô, dindinho, iaiá, ioiô, deixando na boca do
menino branco as sílabas “moles”. Às mucamas deve-se o conhecimento sobre os mistérios
do amor pelas sinhazinhas. Histórias de casamento, de namoros e outras mais eram contadas
nas atividades do dia-a-dia, seja na rede, catando-lhe piolhos, abanando-a, cosendo ou
fazendo renda.
Em Minas Gerais, as negras Minas e as Fulas – africanas de pele mais clara e mais próximas
da cultura dos brancos – eram as preferidas para as amigas, mancebas e caseiras dos brancos.
Algumas tornaram-se donas-de-casa, outras permaneceram escravas ou amantes dos senhores
brancos. Eram também chamadas de comadres, pois além de partejarem, curavam doenças
ginecológicas com benzeduras e rezas.
Os colonos de cidades litorâneas casavam suas filhas com europeus, mas nas capitanias do
interior como Minas Gerais era mais difícil, era comum a união com negros, levando ao que
Freyre (1980) chama de “mulatismo”. LEIA MAIS AQUI

A Importância do Leite Materno

´´O Aleitamento Materno (AM) traz inúmeros benefícios ao bebê, a mãe e a sociedade, como um todo. Dentre os benefícios, encontram-se a prevenção de hemorragia e consequente anemia materna, pois a sucção do bebê auxilia na contração uterina, o que também ajuda na diminuição do tamanho do abdômen da mãe. Por isso, pode-se estimular o AM mesmo logo após o nascimento do bebê, ainda na sala de parto.´´ LEIA MAIS AQUI 
Além de criar um Laçco mais intenso, renovando as ligações com a Mãe, desta vez o bebê está fora de seu corpo... sua ligação com a água materna, sua ligação telepática com a Mãe do Clã, com as Avós e as Ancestrais é estabelecida neste ato.
Este assunto é muito rico e precisaríamos de mais 10 postagens para chegarmos em um resultado mais belo e satisfatório, mas por hoje para por aqui. Quem quiser ler mais vá aos links!











LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um Ano de Versos de Fogo

Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!

Violão em Chamas...

Violão em Chamas...