terça-feira, 9 de abril de 2013

Medo de estar sozinho... Medo de ficar sozinho...




Eu sempre tive medo de estar sozinho, de ficar sozinho... até que descobri aos poucos que são muitas as vantagens de se viver só, e isto inclui as vantagens ilimitadas de ser solteiro! Tudo tem seu lado bom e este lado bom é infinito muita das vezes, mas nós estamos educados a sermos limitados quando olhamos para algo novo ou desafios
E viver sozinho é um destes desafios que nos trazem uma infinidade de vantagens, e não estou falando de liberdade sexual ou de andar nú pela casa... vai além disto. Chega ao autoconhecimento, a filosofia,  a arte de ser quem se é...
Descobri estudando muito, que ter medo de estar só é ter medo de si mesmo, ou seja, temos tantos monstros internos que podemos nós mesmos nos representar uma ameaça... Minha mãe aconselhava: "Estes fantasmas que você teme no escuro estão dentro de você, não tenha medo deles, chame-os para uma franca conversa!"
Sábia ela não acham? Sim, muito.


E aos poucos a necessidade fica maior que a vontade ou que a própria inteligência e conseguimos fazer as ligações necessárias e construimos as pontes que nos levam a uma vida melhor, a solução de um problema, a cura, autorealização etc...
Creio que uma das mais valiosas sacadas que tive foi que, quando se está sozinho, não se precisa "ficar sentado no chão do canto do quarto", velho clichê de imagens de diversas fontes! Você pode sair...       siiiimmmmm!!!
Sair pra fora, olhar as estrelas, sentir o vento, ver o dia... você pode escutar uma música, assistir a um filme, escrever em um Blog, ler um Blog!  
Mais sugestões?!...
Tomar um banho demorado... produzir artesanato, compor, pintar, limpar a casa, reformular seu visual, doar roupas, fazer um trabalho voluntário na sua vila, sim... e muito mais!
Experimente dosar então, momentos de solidão com momentos com os amigos, momentos de ficar só com momentos de se exercitar  e se exrercite sozinho e depois com uma boa corrida com seu melhor amigo.
Você pode fazer uma prece quando estiver só ou bater um papo consigo mesmo, tem gente que escolhe ler a Bíblia, acho válido demais! Ou ler um livro, escrever poemas... Creio que você me entendeu depois de tantos exemplos né?! E pense se você não anda vendo a solidão de um modo negativo, ou anda?
Respire, Alterne, Equilibre!
Vença a preguiça! Sim ela é o fator número um a meu ver que faz com que você não descubra o novo, e o prazer de desafiar-se!

Recomendo a leitura deste texto:  Monstros que vivem comigo.

Continuando... 

 O que representa para você a possibilidade de estar só consigo mesmo?

O Medo da Solidão

Colhido no SOMOS TODOS UM , considero este, o melhor site de autoconhecimento e estudos espirituais da Web. Vale a pena ler e interagir.
 
"Este é um tema importante pois diz respeito a determinados "vicios existênciais" muito comuns aqui neste plano, tão comuns que a maioria das pessoas nem ao menos se dá conta de que vive num redemoinho...

Muitas pessoas estressadas sonham com o momento em que vão poder estar a sós com elas mesmas, almejam horas de lazer ou de férias, mas pouquíssimas sabem como se reabastecer internamente.

Já se questionou sobre isso alguma vez?

Existe a possibilidade de se fazer um mergulho interior, mas parece que não é tão fácil assim, pois o ritmo agitado do dia a dia facilita muito a fuga de nós mesmos.

A exemplo disso, podemos observar as pessoas que ficam eternamente presas aos seus próprios pensamentos e como estes passam a adquir autonomia própria, pensando pelo seu proprietário.

Temos também outros inúmeros exemplos pelos quais se costuma transitar, sendo que todos propiciam um estado parado e de torpor que também desemboca na falta de contato com a unidade interna.

Como uma sombra, existe um enorme medo da solidão rondando a todos, sendo que a maioria de nós tem medo de se reconhecer, de entrar em contato consigo mesmo.

O fato é que quando de verdade se chega no estar só, portanto na busca do autoconhecimento, aí e só a partir deste tipo de solidão, é que realmente se chega no outro, alcançando-se assim, a certeza inabalável de que existe algo de muito grande unindo a todos nós, algo que ao mesmo tempo está por trás de tudo e permeando a todos.

Então pela própria experiência vive-se um paradoxo, sabe-se que se é só e que ao mesmo tempo somos todos um e é nesse grande lugar encontrado que definitivamente sabemos que não há o que temer, pois a solidão do modo que se imagina não é real... (este é o lugar do conhecedor).

Existem milhões de pessoas que transitam pela vida com mapas depressivos, muitos vem e vão com ódios terríveis, outros tantos seguem acreditando que devem sofrer ou viver apenas paixões através de suas pulsões ou mesmo pertencer a algum sistema de crença aprisionante...

TUDO ISSO É FUGA PARA NÃO ENTRAR EM CONTATO CONSIGO MESMO!
- VAMOS PRATICAR A MEDITAÇÃO, BUSCAR POR UMA SÉRIA INTERIORIZAÇÃO OS CAMINHOS QUE NOS LEVEM ÀS NOSSAS UNIDADES E, PORTANTO, A NÓS MESMOS."






4 comentários:

MARILENE disse...

O único problema é que nos acostumamos e gostamos (rss). Ficam em nossas mãos as opções... sair, falar com alguém... ou conosco mesmos, apenas. Bjs.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Willian
Moro só e sinto muito bem assim. É claro que toda moeda tem dois loados, mas o lado positivo pesa mais que o negativo. Não abro mão desse meu espaço por nada nem por ninguém.
Bjux

Eliana Bach - Rosa disse...

Curti! Copiei e colei um trechinho no meu blog! Valeu!!! Bjks.

Luma Rosa disse...

Oi, William!!
Realmente estamos em sincronia!!
Temos que tomar cuidado com o que pensamos, pois podemos nos sabotar! Faz muitos anos, tantos que não lembro, quando foi que tive o meu último pesadelo e isso está ligado ao medo, pois lembro de um pesadelo recorrente na infância que me fazia sentir muito medo. Não tenho medo de ficar só, mas tenho medo de perder as pessoas queridas. Sei que elas estão presentes e talvez por isso a ausência do medo de ficar só. Por isso também prefiro morrer jovem.
William, você faz muita diferença pra mim!!
Beijus,

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...