sábado, 6 de abril de 2013

Festival das Cores

 

...ou Festival da Primavera. ( Sei que estamos no outono! )  mas não resisti em partilhar aqui.
Vi uma foto no PINTEREST agorinha e fui pesquisar esta história de um monte de gente se pintando com pó ou com tinta liquida!


Tem um sentido, um Mito, um significado muito mais profundo, claro!
Tudo o que o coletivo faz de belo é especial, e em tempos de hoje principalmente! 
Sei que as atitudes humanas são regidas ou fecundadas por arquétipos, ou mitos... seria a grosso modo o que dá sentido a vida... o 'Sentidus Quo!' da coisa.
E eu destaco alguns dos sentidos ou potências que mais gosto, e encontro no Holi...
São eles: Alegria, Comungar, Compartilhar, Rir de si e fazer o outro rir também, Rir da sombra... não levando a vida e as pessoas tão a sério... não se ofender... leveza, transparência... cores!


"Holi o Festival das Cores

HOLI ou Festival das Cores é um festival realizado na Índia todos os anos entre fevereiro e março, que comemora a chegada da Primavera. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música. Essa brincadeira começa quando crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados e coloridos.

Holi, também chamado de Festival das Cores, é o popular festival hindu de Primavera observado na Índia, Suriname, Guiana, Trindade, Reino Unido, Ilhas Fiji e no Nepal. Em Bengala Ocidental da Índia e do Bangladesh, é conhecido como Dolyatra (Doljatra) ou Boshonto Utsav ( "Festa da Primavera").
O principal dia, Holi, também conhecido como Dhulheti, Dhulandi ou Dhulendi, é celebrada por pessoas jogando pó colorido e cor da água em si. As pessoas se comprimentam dizendo “Holi Hai”. Fogueiras são acesas na véspera, também conhecido como Holika Dahan (morte de Holika) ou Chhoti Holi (pouco Holi). As fogueiras estão acesas em memória dos jovens que escaparam de  Prahlad Diaba Holika, irmã de Hiranyakashipu, quando os levaram ao fogo... ( Não sei quem são Prahlad Diaba Holika e seu irmão... e não se encontra informações na net sobre eles... e a Tradução está Horrível e foi o que deu pra arranjar aqui neste ponto! ) Holika foi queimado, mas Prahlad, um fiel devoto do deus Vishnu, escapou sem ferimentos devido a sua inabalável devoção. Dahan Holika é referido como Kama Dahanam em Andhra Pradesh.
Holi é comemorado no dia de lua cheia do mês de Phalugna ou Falguna (Phalgun Purnima), que geralmente cai na parte posterior de fevereiro ou março. Em 2009, Holi (Dhulandi) está em 11 março. Dahan Holika e está em 10 março. No dia 11 de Março de 2009, o festival Holi foi homenageado na página principal do site de relacionamentos orkut.
Rangapanchami ocorre poucos dias mais tarde, em um Panchami (quinto dia da lua cheia), marcando o fim das festividades que envolvem cores.

 
"Origem Simbólica

Os historiadores contam que o Holi antecende em muitos séculos o nascimento de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu aparecimento, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap. Muito vaidoso, ele queria que todos no seu reino o venerassem, mas foi justamente o seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Lord Naarayana. Hiaranyakashyap combinou com a sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria numa fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Mas Holika deu-se mal porque ela não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. Lord Naarayana reconheceu-a bondade e devoção de Prahlad e salvou-o. O festival, portanto, celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção.[1] A tradição da queima Holika ou o "Holika Dahan" vem principalmente a partir desta lenda.
Apesar de esta ser uma festa colorida, existem vários aspectos de Holi, o que o torna tão importante para a cultura da Índia. Embora possa não ser tão evidente, um olhar mais atento e um pouco de pensamento revelará o significado do Holi em mais formas do que aquilo que simplesmente se vê. Holi celebra também a lenda de Radha e Krishna, que descreve o extremo prazer que Krishna teve na aplicação de cor sobre Radha e Gopis. Esta brincadeira de Krishna mais tarde, tornou-se uma tendência e uma parte das festividades do Holi."

FONTE:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Holi
IMAGENS: AQUI











Um comentário:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Willian
Muito legal esse festivas. Cores para colorir a vida e o planeta que anda e triste e escuro. Adorei as imagens.
Tenha uma linda semana
Bjux

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...