sábado, 8 de setembro de 2012

"...nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam..."




Dia da Natividade de Maria

O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma festa litúrgica das Igrejas Católica e Anglicana, celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro. Também é celebrada pelos cristãos sírios em 8 de Setembro e pelos cristãos coptas em 1 Bashans (equivale a 9 de Maio). Na Igreja Ortodoxa, a Festa de Theotokos, é uma das doze grandes festas do ano litúrgico. Para aquelas igrejas que seguem o calendário juliano, acontece em 8 de Setembro; para as do calendário gregoriano, em 21 de setembro.

Esta festa tem sua origem em Jerusalém. Começou a ser celebrada no século V como festa da Basílica Sanctae Mariae ubi nata est, atualmente cohecida como Basílica de Santa Ana. No século VII, já era celebrada pelas igrejas bizantinas e em Roma, como festa do nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria. A festa foi incluída no calendário tridentino em 8 de Setembro e permanece, até hoje, nesta data.

De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana, como resposta às suas preces. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus. Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santa Ana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria. Maria foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.

Visivelmente, nenhum acontecimento extraordinário acompanhou o nascimento de Maria e os Evangelhos nada dizem sobre sua natividade. Nenhum relato de profecia, nem aparições de anjos, nem sinais extraordinários são narrados pelos evangelistas. No entanto, São João Damasceno afirma que o nascimento a partir de uma mãe estéril já um sinal das bençãos especiais que recaem sobre Maria. Ainda, em sua Homilia sobre a Natividade de Maria diz: "Hoje é o começo da salvação do mundo, porque na Santa Probática foi-nos gerada a Mãe de Deus através de quem o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos foi gerado."

Assim se exprimiu o Padre Antônio Vieira sobre essa celebração:

"Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que dEla nascesse Deus. (...) Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus" (Sermão do Nascimento da Mãe de Deus)."    
— Padre Antônio Vieira

COLHIDO na Wikipédia AQUI

A Grande Mãe, cantada na Voz de uma outra Maria... junto de Katia Guerreiro, Emocionantemente BELO...Maria MAter Gracie, ... Maria Bethânia "a Senhora da Luz" :





11 comentários:

chica disse...

Lindíssimo post e música bem interpretada! abração,chica

Astrid Annabelle disse...

Muito lindo. Emocionantemente lindo...dia da Nossa Mãe do Céu que nasceu na Terra.
Compartilhei no Navegante do Infinito...nada há o que se acrescentar!
Beijo grande
Astrid Annabelle

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Salve todas as Marias a Santa Mãe!
Lindo meu querido Will Parabéns pela sensibilidade!
Beijo

Beth/Lilás disse...

Bom dia, William!
Que lindeza de post! A música então, que não conhecia, simplesmente maravilhosa. Assim como também não conhecia a história desta mulher escolhida para gerar o grande espírito Jesus.
um grande abraço, carioca


William Garibaldi disse...

Linda vc Chica! Beju Grande! ;)

William Garibaldi disse...

Gratidão imensa Astrid! <3

William Garibaldi disse...

Bejão Eliana. Parabéns a vc também por sua sensibilidade :) !

William Garibaldi disse...

Beth, um grande beijo! Que Ela nos abençoe a todos!

Xipan Zéca disse...

Véi.. na boa!... rss

Uma postagem com teor de oração... valeu meu bródezinho...

Abração
Tatto

Unknown disse...

William

Lindo, lindo.

Yasmine Lemos disse...

Maravilhoso Will eu devota de Maria e ela minha madrinha de batismo! linda
ave! e salve nossa Mãe.
beijos e obrigada pela visita

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...