sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Entrevista com Luma Rosa, do Luz de Luma Yés Party!





Luma Rosa, tem gente que diz que você não existe é isso mesmo? Li algo sobre isto 
no teu Blog, você mesmo falando a respeito, queria que falasse sobre isto.
Você existe?

A vida é um éter e nós somos vapores. Existo enquanto os meus pensamentos puderem circular.
Na verdade, o fato de não fazer como a maioria e não expor a minha vida privada, gera uma certa curiosidade. Mas garanto que a minha vida particular não seria do interesse da blogosfera.

Sobre o que a Luma mais gosta de escrever?

Tudo me interessa e deixo de escrever muita coisa no blogue. Às vezes tenho ideias para um post e por passar muito tempo offline não escrevo. Isso acontece porque tenho uma forma diferente de escrever no blogue; enquanto muitos “gestam” um texto, eu sento, escrevo e publico. Já outras formas de escrita, tenho certas “manias”. O escritor não pensa “eu vou escrever todas as manhãs” ou então “vou escrever quando todos estiverem dormindo”; a prática da escrita é algo que fazemos o tempo todo, seja caminhando, olhando o movimento das pessoas… mas principalmente ao conversarmos com os nossos personagens, interiores ou não, com a faísca de nossas inspirações e com os leitores.

Sobre a Vida de Escritor, escrevo mais aqui

Sobre o que a Luma mais gosta de ler?

No dia a dia, oitenta por cento da minha leitura é técnica e seria mais fácil falar sobre o que eu não gosto de ler. Por predominar esse tipo de leitura, tento variar e talvez por isso, esse seja o principal motivo de gostar dos blogues. Gosto da surpresa! Quando leio uma poesia, a primeira vez fico extasiada, mas daí se essa mesma poesia começa a “repercutir” começo a sentir uma certa evasão do raciocínio, pois tenho um mecanismo para identificar duplicidade de idéias e é assim também com música, moda e pessoas. Não existe nada pior que a repetição, o massacre, o desgaste, sem ter maturidade para tal. Como bem diz a Nanci: Meu cérebro merece ser bem tratado!!

A maioria dos livros que leio são de crônicas, biografia, históricos, fotografia, poesia, psicanálise, filosofia... na proporção, leio poucos romances.

Gostaria de saber sua opinião sobre o boato de 2012 que circula na net.

Qual deles? Sobre o fim do mundo, da colisão do Planeta Xuxa com a Terra? (rs*)

A Columbia Pictures se aproveitou de um boato que circula desde 1976, de que o planeta Nibiru colidiria com a terra e do pânico que o livro “The Twelfth Planet”, de Zacaria Sitchin causou na época, para investir na campanha publicitária para o lançamento do filme “2012”.

Os maias nunca afirmaram que o mundo acabaria e sim que NÓS acabaríamos com o mundo.

Quando criou o Luz de Luma?

Eu não criei o “Luz”, ele me foi dado de presente. Essa história já contei em outras entrevistas. No próximo dia 26 ele completa 07 anos, mas antes da existência dele, participei de um blogue coletivo por anos. E antes de ter blogue, já era leitora e comentarista em blogues – o que hoje em dia não acontece muito; a maioria dos comentaristas possuem blogues. O "Luz de Luma" já começou com leitores e tenho o prazer de ainda ter várias pessoas da época da inauguração, acompanhando o blogue.

O que é a Luz de Luma?

A pessoa que batizou o blogue com esse nome, se referiu a minha luz no mundo. Numa alusão de que cada ser tem luz própria. Como sou muito festeira, alguns meses depois, no meu aniversário, o entregador de bebidas indiretamente deu a idéia de adicionar o “Yes party!”

Você é a Luma de Oliveira?
Não, mas já fui confundida com ela.


Qual imagem se aproxima mais do que você realmente é: A passista gostosona, a senhora de oitenta, uma mulher executiva, ou a média entre as três?

A mulher executiva, certamente!


Qual sua cor preferida?

Azul

Qual livro está lendo?

A Máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe

Seu filme favorito?

Do coração: Blade Runner e como thriller, um mais antigo: Sob o Domínio do Medo, de Sam Peckinpah. Apesar de não ser nenhuma obra-prima e bastante monótono, gostei muito da proposta de Budapeste e da atuação de Leonardo Medeiros que desempenha super bem o papel de um Ghost Writer. Daí você vai vendo que o meu gosto para filmes não é muito peculiar (rs*)

Sua opinião sobre política, cultura no Brasil, educação:

Dei uma entrevista falando somente sobre esses assuntos: A Visão política da Blogosfera e seria interessante acessar o link, porque são assuntos que não dão para tratar em 3 linhas e que infelizmente os brasileiros não se interessam.

Deixe uma mensagem para quem te lê:
O bater das asas de uma borboleta na Austrália, afeta o clima na América do Sul, esse pensamento de Stephen William Hawking é para ilustrar o cuidado que devemos ter com as nossas ações. O que você faz hoje, pode afetar terrivelmente o seu futuro e te desviar da rota traçada, o que aumentará o seu percurso, até que você consiga retornar para a rota original.



“A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!” Nietzsche


Quer conhecer mais do pensamento vívido da Luma Rosa? Acesse http://luzdeluma.blogspot.com/


Eu agradeço de coração a Luma, por ter topado esta entrevista, abrindo 2012, sendo a primeira entrevistada do Versos de Fogo, deste ano! Ela é uma pessoa que muito me intrigava, e foi muito bom conhecer um pouquinho mais ( bastante ) dela, especialmente ver que, é um ser muito iluminado... uma pessoa super atenciosa, e que possui e distribui a quem se deixar tocar, uma Imensa Sabedoria Azul!... 

Valew Luma Rosa! Um Beju de Luz pra vc!




14 comentários:

chica disse...

Linda entrevista e gosto muito de estar na Luma, sempre que posso estou lá!!Parabéns aos dois e abração praiano, estou em férias...cHICA

Marcelo Moraes disse...

Nossa, fazia tempo que eu não lia entrevistas em blog! E é muito bom acompanhar os pensamentos da Luma, que de alguma forma, se faz presente com aqueles blogueiros que lhe acompanha. Perdi o meu receio em postar textos longos no meu blog conforme ia lendo os posts do LUZ, pois me serviu de referência para manter o foco até o final do meu texto. Parabéns pela entrevista!

Beth/Lilás disse...

Que legal mais esta entrevista William!
A Luma é muito querida na blogosfera e eu a acompanho há uns 5 anos pelo menos. Acho que a conheci lá no Blog da Denise-Síndrome de Estocolmo, aliás a grande parte das antigas blogueiras e que ainda me relaciono até hoje.
Acho muito legal o blog da Luma e considero-a uma mulher inteligente e sensível, mas adoraria ver, pelo menos pequenina, uma fotinha sua no canto do Blog. Sabe assim aquela curiosidade feminina?!
Vai, Luminha, bota uma foto heim!
beijão carioca para os dois.

Luma Rosa disse...

Willian, como faz com esse povo curioso? (rs*) Sabe que adorei esse nosso interlóquio antes da publicação da entrevista?
Obrigada, Chica!! Você é uma das boas descobertas de 2011!!
Marcelo, espaço temos para mostrar o nosso pensamento e porque iremos seguir as regras de uma ninoria que a gente não conhece? Um blogueiro tem que ter autonomia para fazer do seu blogue um espaço com a sua cara. Se você leu nos metablogs que as postagens tinham que ser curtas, entenda que eles escrevem sobre assuntos técnicos, que é um porre! Imagina com delongas...
Beth, tem que observar mais o "Luz" ;) Ele é a minha cara!
Espero estar online nos próximos dias para vir aqui.
Bom fim de semana! Beijus,

Yasmine Lemos disse...

Meu lindo desculpa o sumiço,ainda viajando ,pelas praias .
e passando p deixar meu beijo
muito luz!

Lu Souza Brito disse...

Olá Bill, tudo bom?

Que ótimo 'conhecer' um pouco mais da Luma.
Já escrevi por lá, acho o blog fascinante. O blog certo quando não se quer ler apenas futilidades e coisas 'previsivéis'. Luz de Luma é informação das melhores. Gosto e admiro demais.

Ela falou para Beth reparar, pois nunca vi foto mas sei bem como é a Luma. Acho que bem discretamente ela deixa sim um pouco dela lá.

Bjos e parabéns a vocês dois pela entrevista. Amei!

Lindalva disse...

amigooooooooooo adorei tudo, do layout a forma de interação a postagem entrevista, parabéns!!!! Vim te convidar a participar das brincadeiras pelo aniversário de 2 anos de renascimento da minha Ilha. O convite está acima das postagens e basta dá um clic que serás levado a festa. Temos 2 brincadeiras e a grande festa dia 13 de fevereiro. Te espero lá. Beijos no coração ♥ ♥ ♥

BLOGZOOM disse...

Luma, adoro tambem a cor azul, como gosto! E tenho como referencia de filme : Blade Runner!

Bom... eu concordo, se o mundo for acabar, certamente seremos os culpados!

Beijos

William Garibaldi disse...

O Comentário abaixo postei a pedido da Astrid, que não está no momento, conseguindo postar comentários...:
.....................................


Não estou conseguindo deixar comentário..então pode publicar por mim:

Achei "por acaso" esta entrevista William...e como acaso não existe.
Sou fã da Luma faz tempo...um dia entrou na minha vida de mansinho e pediu se poderia contar um conto da minha lenda para as crianças...ela lia histórias para crianças...desde então não a larguei mais.
Amo tu Lumita!!!
Linda entrevista.
Parabéns aos dois.
Beijos + beijos
Astrid Annabelle

http://astrid-annabelle.blogspot.com/

Astrid Annabelle disse...

Agora consegui...
Beijão agradecido..pela entrevista e pelo comentário publicado...
Astrid Annabelle

Anônimo disse...

*
William, parabéns pela entrevista! Muito bacana!
Beth, a Luma está ali (várias vezes), é só dá uma olhadinha minuciosa. ;)
>>O Luz é a cara dela!<<
Ela é um ser iluminado em todas as formas... interior e exterior.
Que papai do céu a proteja sempre!

Abraço, William.

*

Betty Gaeta disse...

Parabéns pela entrevista com a Luma, ela é ótima, sempre!
Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Orvalho do céu disse...

Olá, William
Gostei muito da resposta que deu a respeito da questão da Arte doce de escrever... me vi nela...
A cor preferida da querida Luma é a minha também...
Bom fim de semana aos dois!!
Bjs de paz e esperança

Folhetim Cultural disse...

Eu tenho uma amiga chamada Luma e nós a chamávamos de Luma de Oliveira... já confundiram minha amiga também haha
bom blog e boa entrevista parabéns convido a conhecer o meu blog
informativofolhetimcultural.blogspot.com

Magno Oliveira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...