quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Exú Gato, Mestre dos Paradoxos e da Sincronicidade !





O Gato é o Grande Mestre do Paradoxo!...
( Do Gato de Schrödinger ao Exú Gato, uma viagem que pode dar samba... ) 

Vivemos em uma Sociedade herdeira de uma chacina da beleza e liberdade espiritual, do pluralismo e do feminino, desde a Idade Média, quando inicia a instituição do pensamento materialista, cartesiano, e tido como "lógico"e "racional", especialmente a nossa cultura ocidental
( acidental ) sofreu grandes declínios em suas capacidades criativas e imaginativas, mas como tudo é por um Motivo Maior, tivemos a chance de desenvolver a solução desta ilusão, fosse através da Afronta Cultural-Religiosa que é a nação Brasileira ou da Evolução ocorrida no Campo da Física Quântica e da Psicologia, que veio trazer ao grande público ...
( ainda que sendo ciências veladas e acadêmicas, mas tirou da mão da Igreja o conhecimento do universo... e do que nos rodeia para que esta a seu modo nos entregasse pronta uma descrição de mundo que a favorece-se e a torna-se a grande dona da verdade... para claro, manter sua hegemonia! ) ...conceitos como Sincronicidade e Paradoxo que os Xamãs, Feiticeiros, Magos, Monges e Iniciados do Mundo todo já conheciam bem, mesmo que tendo outro nome. Passam , especialmente com o cinema, a fazer parte do dia a dia da população não acadêmica e não iniciada... No Grande Momento da Libertação do Conhecimento! E avanço da Internet!
Para mim a Idade Média acabou na década de 90 e definitivamente com o Advento do Google!

Uma das primeiras definições de Paradoxo que eu conheci foi a do Gato, mesmo conhecendo a Integração do paradoxo através de outra fonte feiticeira... me encantei com este em especial sem saber direito porque, mas hoje descubro alguns motivos: o grande numero de sincronicidades que o envolvem... o gato e o paradoxo, e o paradoxo do gato!

E como este assunto está em alta sincronicamente, já que estamos em um Momento Evolutivo onde caminhamos para a Integração dos Paradoxos, através do Conhecimento e do Coração, resolvi escrever sobre o assunto e reuni através da sincronicidade e alguns  textos que me vieram sincronicamente! :P

Gato de Schrödinger 




"O Gato de Schrödinger é um experimento mental, frequentemente descrito como um paradoxo, desenvolvido pelo físico austríaco Erwin Schrödinger em 1935. Isso ilustra o que ele observou como o problema da interpretação de Copenhague da mecânica quântica sendo aplicado a objetos do dia-a-dia, no exemplo de um gato que pode estar vivo ou morto, dependendo de um evento aleatório precedente. No curso desse experimento, ele criou o termo Verschränkung (entrelaçamento).


O Gato de Schrödinger: Um gato, junto com um frasco contendo veneno, é posto em uma caixa 


lacrada protegida contraincoerência quântica induzida pelo ambiente. Se um contador Geiger 


detectar radiação então o frasco é quebrado, liberando o veneno que mata o gato. A mecânica 


quântica sugere que depois de um tempo o gato está simultaneamente vivo e morto

Sobre Experimentos Mentais:
Schrödinger escreveu:
Cquote1.svgQualquer um pode mesmo montar casos bem ridículos. Um gato é trancado dentro de uma câmara de aço, juntamente com o dispositivo seguinte (que devemos preservar da interferência directa do gato): num tubo contador Geiger há uma pequena porção de substância radioativatão pequena que talvez, no decurso de uma hora, um dos seus átomos decaia, mas também, com igual probabilidade, talvez nenhum decaia; se isso acontecer, o tubo contador liberta uma descarga e através de um relé solta um martelo que estilhaça um pequeno frasco com ácido cianídrico. Se deixarmos todo este sistema isolado durante uma hora, então diremos que o gato ainda vive, se entretanto nenhum átomo decaiu. A função-Ψ do sistema como um todo iria expressar isto contendo em si mesma o gato vivo e o gato morto (desculpem-me a expressão) misturados ou dispostos em partes iguais.
É típico destes casos que uma indeterminação originalmente confinada ao domínio atómico venha a transformar-se numa indeterminação macroscópica, a qual pode então ser resolvida pela observação directa. Isso previne-nos de tão ingenuamente aceitarmos como válido um "modelo impreciso" para representar a realidade. Em si mesma esta pode não incorporar nada de obscuro ou contraditório. Há uma diferença entre uma fotografia tremida ou desfocada e um instantâneo de nuvens e bancos de nevoeiro.
Cquote2.svg
FONTE; WIKIPÉDIA ( em Paradoxo, Eu não doo dinheiro pra Wikipedia nem trabalho lá, mas levo recursos pra eles e trabalho divulgando e corrigindo seus artigos! )

O gato com pão e manteiga
( GENIAL ESTE! )

                                                 
paradoxo do gato com pão e manteiga é um paradoxo anedótico que se constituiu como uma lenda urbana, e é baseado na combinação de dois adágios:
  • Os gatos caem sempre de pé;
  • Uma fatia de pão barrada com manteiga cai sempre com o lado barrado para baixo;
O paradoxo surge quando se considera o que poderia ocorrer se se atasse uma fatia de pão às costas de um gato, com a parte barrada de manteiga para cima, e se deixasse cair o gato de uma altura considerável.
Obviamente que se ambas as premissas fossem verdadeiras, ou gato e/ou o pão não poderiam cair no chão, e como isso não seria possível, a única conclusão lógica é a de que alguma premissa é falsa.
Com sentido de humor, várias pessoas defendem ironicamente que tal experiência conduziria a um efeito de antigravidade. Se as premissas forem válidas, o sistema gato e pão abranda a velocidade e começa a rodar, eventualmente atingindo um estado estável em que flutua a pouca distância do chão enquanto roda a grande velocidade. Isto, todavia, iria exigir que a energia necessária para manter a rotação teria de vir da energia da gravidade gasta na queda do sistema, caso contrário violar-se-ia a lei de conservação da energia.


Lições Simplificadas de Paradoxo
Alguém pode parar e pensar, "Qual é a utilidade deste tipo de pensamento, ou do estudo da Física Quântica?"  Ou de Psicologia Junguiana... e o mais comum: "O que isto tem haver comigo?"
Olha são inúmeras respostas que te fariam ver a utilidade disto tudo... mas a principal delas, ao menos pra mm, é que Sincronicidade e Paradoxo fazem parte do nosso dia a dia, somos seres misteriosos e cheios de paradoxos, em nossa vontade, em nosso pensamento e em nossa ação... emfim, em nossa psique.
Prestem atenção, nestes paradoxos, que abrem a Luz para um novo tempo, para um Novo modo de agir, e se relacionar com o mundo, um novo meio de encontrar a Felicidade. Sim, na minha opinião esta é a mensagem principal do conhecimento de que paradoxo existe! Você poder se aceitar no que um dia chamou de contradições do ser...
Por exemplo, uma pessoa pode ser pobre, e não se sentir inferior... ou subjugada...
pode gostar de pessoas do mesmo sexo e não se considerar gay
pode torcer para todos os times de futebol que quiser sem que isto a torne "viracasaca"...
ai no Velho Mito o que seria contradição, tornasse permitido, desde que sua intenção seja o seu bem estar, 
claro que ai surge outro paradoxo.. mas se tudo me é permitido, então vou roubar e matar?... Aí eu lhe respondo...
Então é assim que seu ser é no seu íntimo?... Compreendem o Paradoxo?... Desde que seja para o bem seu e do outro... Todos temos liberdade mas temos também responsabilidade.. neste ponto encontramos a integração de um paradoxo de comportamento... e é necessária a fluidez para reconhecer isto...
Mas um pensamento que gosto sempre de lembrar, é que a humanidade de 30 ou 40 anos atrás não conseguia discutir o sutil... e talvez o considerace ridículo e desnecessário, pois era uma sociedade que havia abolido a sua psique... a sua alma...
Assim é o típico Ogro ou  Huno, rindo do Homem Europeu dentro de uma Biblioteca! :)
Uma das grandes sacadas da integração do paradoxo está no bem estar de quem o vive...
Se te faz bem... não se negue...
Você pode gostar do Flamengo e do Fluminense ao mesmo tempo, pode se simpatizar com um Partido Político e não se familiarizar com nenhum de seus Candidatos e sempre votar no Candidato de outro partido.
Este é um dos benefícios do Estudo do Paradoxo.
Já a sincronicidade que está ligada a Lei da Ressonância... Lei da Atração fica para a próxima.

O Exú Gato  Mestre dos Paradoxos e da Sincronicidade
O Exú Gato traz esta mensagem sincronicamente, que você pode ser livre... que você pode gostar da noite e do dia, ser amoroso e não ser pegajoso ou não depender do seu amado ( a ) que assim como ele é um ser do Escuro, da Esquerda ( não do mal ) ele pode ser um Guardião, e somente fazer o bem!
Este exemplo vem de encontro com o paradoxo humano de ser bondoso ou maldoso, o Exu Gato sabe que as vezes precisamos usar a Espada da Lei, e as vezes precisamos usar o Afago do Amor...
Assim caminhar sem culpa entre estes dois caminhos geram a integração de ambos.
Assim surgem Exú Gato Preto ou simplesmente Exú Gato... todos membros da mesma família ou etnia espiritual, falange, ou classe de Guardiões ( Exús ) , mas com regências diferentes, Exú Gato Preto é regido por Pai Omulu e Mãe Oxum, Exú Gato por Mãe Oxum e por Pai Oxóssi.
E como a Sincronicidade é um de seus poderes e dádivas, ele traz o encontro certo na hora certa, proporcionar que seu protegido esteja na hora certa no lugar certo. Ensina que viver sincronicamente é viver entregue a sua fé, confiante de que se pode agir sempre inspirado pelas Divindades que te regem, e que tudo acontece para o bem, já que a Criação é Viva e Governada por Energias Assentadas que são os Orixás, Amorosos Sábios e Promotores da Evolução e do Universo Criado por Olorum.
Por isto o Exú Gato é professor de fé, pois sabe disto, e ele mesmo pratica isto, se movendo no Mundo Espiritual como um Guardião certeiro e eficaz, sempre a tempo e na hora certa. Ele é protetor dos relacionamentos amorosos entre Homens desde que seja sincera a troca de intimidades e de amor entre ambos, protegendo dos preconceituosos e das energias sexuais negativas. Protetor contra Magia Negra. Defensor contra ataques inesperados a noite tanto físicos quanto espirituais, e demandas que estão nos campos psíquicos. Desfaz trabalhos de morte e especialmente trabalhos que foram feitos para gerar loucura em seus alvos, ou momentos de insanidade raivosa ou depressiva. E ainda vence espíritos que provocam alucinações.
Para entrar em contato com o Exú Gato, basta acender uma vela preta em sua área de serviço ou do lado de fora de sua casa, ou ainda em um muro, e colocar ao lado uma garrafa de cachaça e um bife, lembre-se de sempre ter uma vela branca de sete dias acesa para teu Anjo de Guarda no seu altar ou outro lugar de sua casa desde que seja um lugar seguro para a vela ) Chame o Exú Gato e faça seus pedidos, lembre-se que nunca se pede maldades para um Exú, que é Guardião e Abridor de Caminhos, não se pede amor nem morte nem ruína ao Exú Gato. Pede-se Proteção e Sorte.
Ele diz: 
"Eu estou sempre aí, passo perto e você não me percebe, livro você das encrencas que você mesmo arranja, enquanto você não negar que é um protegido do Divino Criador... enquanto você não duvidar que tudo acontece para o bem, eu posso caminhar na fina linha das realidades e te proteger... a um chamado posso não ir, mas quando a necessidade chama estou aí ao seu lado a muito tempo, afinal sou um gato. Sempre rápido, sempre frio, sempre confortante!"
Laroyê Exú Gato!

Vejamos um pouco da história de Exú Gato Preto:
"Exú gato preto era um feiticeiro da Europa antiga,o gato em muitos mistérios mágicos estava ligado a questões de sorte e má sorte,alta magia negra,homossexualidade;

Este Exú possui duas versões onde numa ele foi morto por praticar sodomia com outros homens e ao ser torturado e morto pelos inquisidores,o calabouço onde ele foi torturado e morto se encheu de gatos pretos que apareceram misteriosamente;

Outra versão diz que ele era praticante de alta magia na Irlanda antiga que vivia no interior de uma caverna e usava o gato preto para trazer imortalidade,pois a lenda diz que os gatos possuíam 9 vidas, sendo que este se encantou como o Exú gato preto,trabalhando para trabalhos de boa sorte,sendo que muitos confundem o Exú gato preto com quiumbas que se passando por ele trabalham em feitiços para trazer má sorte(azar) para a vida das pessoas,não sendo estes realmente o Exú gato preto.

Ele trabalha para sorte, longevidade e proteção contra inimigos e emboscadas,para casos amorosos entre homens, trazendo sigilo e segredo, tem forte ligação com Exú duas cabeças(bombogiro).


Texto de: Marcos P., de Campinas, SP FONTE:
 http://www.imagensbahia.com.br/catalogo/detalhe.php?pro_id=563&cat_pai=3

Notem nesta história que ele era profano aos olhos de uma sociedade preconseituosa e castradora, e era ao mesmo um tempo um ser sagrado, que praticava a Alta Magia...

Fiquem coma Dádiva da Integração do Paradoxo e da Sincronicidade

Boa Noite!  ( Mas lembre-se que Sempre é Dia! )


11 comentários:

Lindalva disse...

Olá amigo... O texto é longo, mas interessantíssimo, me pegou e quis lê até a última linha. Parabéns pelo espaço. bjs.

Astrid Annabelle disse...

Também li tudo do começo ao fim...
William, o Míche, meu gato no Navegante, protetor e amigo, é preto.
Na festa do meu casamento, ainda vestida de noiva, um gatinho preto nenê pulou no meu colo surgindo do nada, para desespero das comadres ali presentes!!! Ao contrário dos presságios vociferados fiquei casada por mais de quarenta anos!!!rssss
Sem falar na Anúbis em Portugal!!!
Na realidade o mundo mental está com os dias contados...no lugar fica o mundo das belezas sentidas...e nada mais belo do que o olhar de um gato preto enfeitando a vida!
Adorei seu post imenso!
Partilhado com toda a certeza...
Beijos de luz.
Astrid Annabelle

Simone MartinS2 disse...

Bom dia William...senti em teu texto alguma particularidade comigo, me vi em alguns trechos e isso me causou arrepio, nao de medo, pois não tenho, mas de satisfação pessoal, pois lidar com o lado misterioso, insano e profano, muito me atrai...As vezes, penso que sou louca, mas não, apenas sou incontida em meus desejos e nao tenho a coragem de um guerreiro para ir em frente, superar paradigmas ou quem sabe,amar de verdade...Penso que sou um mito, uma historia contada por mim mesma...Adorei teu texto e foi me dado o recado. Sempre aprendo um pouco mais com voce, acredite...Bjin e fique bem!

Stella Petra disse...

Nossa, William!!! MARAVILHOSO texto...uauuuuuuuuuuuuu
...Nos permite uma viagem interna, onde a pressa não existe...AMEI!
Interessante, que, ontem eu estava a ler um texto de Osho(Comece a ver a escuridão também como divina), onde, ele também trata da dualidade..."Durante séculos Deus tem sido interpretado como luz, por causa de nosso medo da escuridão. Não que Deus seja apenas luz: ele é tanto luz quanto escuridão."

Desde nossa tenra infância éramos educados a ter medo do escuro...Que dó...Eu amo noite, amo dia...Porque um não existe sem o outro...

Obrigada por me colocar em mais uma nova forma de olhar...

Beijo no coração :******

Filomena Nunes disse...

UAU!!

Percebi muitas analogias com a astrologia, ou não fosse esta, também, uma arte de opostos..

"Assim caminhar sem culpa entre estes dois caminhos geram a integração de ambos."

Adorei meu amigo!! :)) <3
Só por curiosidade, sabe o que significa o meu nome? Filo+lumena

Do grego
"filo" = amigo de/amante de/amor por..
"lumena" = luz
Resumo: amor pela luz.. :))

Por isso eu adoro todos os assuntos que me iluminam...
Até já.. :))
Filomena

Filomena Nunes disse...

PS.:
...e adoro iluminar os outros, também!!
Por isso vou partilhar este texto delicioso.. <3

FilUmena

Lili Rebuá disse...

Olá William, achei muito interessante a maneira de como você colocou este tema do paradoxo, a dualidade, os opostos... Definitivamente, não dá para eliminar a tristeza, por exemplo,porque ela é justamente o oposto da felicidade... Sem os opostos, não saberíamos louvar a noite, para depois apreciar o dia... Parabéns pela reflexão!
Abraços!!! Tenha um ótimo final de semana!

Clara Lúcia disse...

Oi, William, aqui estou!!!
Uns tempos atrás eu tinha medo disso tudo, ate´conhecer realmente o significado. Não do Gato, mas de todo esse paradoxo em torno dele.
Muitas vezes colocamos culpas nos Exus, mas na verdade quem são os ruins são os homens que pedem maldade pro próximo, à ele....

beijos, querido!!!!

chica disse...

Puxa, interessante isso! Até peguei o link, pra guardar e ler depois, com calma, sem uma "pestinha" me chamando de 5 em 5 segundos aqui ao lado,srsr NENO... Só podia ser... abração,chica e lindo fds!

Ana_books disse...

Oiii William achei seu texto maravilhoso. Seu visão sobre paradoxo interessantíssima . Gostaria de um dia ver vc falando sobre a pomba gira sete luas , acho muito pouco sobre ela quando pesquiso e como é ela quem me foi dada como protetora juntamente com o Exu gato gostaria muitooooooo de saber mais sobre ela 😁 pois acredite que a base de tudo é a fé e o conhecimento 🍃

HROBERTSON disse...

muito interessante, mas fiquei chocado! sei que ha possibilidades. A pouco um velho amigo candomblecista faleceu de covid. Antes de fazer santo em casa de axé na Bahia, esse amigo recebia esse Exu. Exu excelente e muito poderoso.Fui acudido por ele, o Exu, quando passei dificuldade enorme. Dei um bode calçado na mata escura para ele. Ibá Exu Gato Preto! Mojubá!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...