Em um país miscigenado é inapropriado falar de "apropriação cultural", pois somos herdeiros de todos os povos que nos formaram!
segunda-feira, 20 de novembro de 2023
Sobre "apropriação cultural" inapropriada
sexta-feira, 17 de novembro de 2023
Diário de Guerra distante....
A humanidade, pela primeira vez, vê um genocídio acontecer ao vivo, pela internet e pela TV.
E temos aqui a prova dos 9 da nossa curta vida digital. Vamos fazer alguma coisa ou vamos relativizar e diminuir a seriedade e até mesmo a realidade, colocando as imagens de terror do holocausto palestino, no patamar dos memes e ficções que vemos em nossos celulares o dia todo?
A humanidade assiste de camarote, pois uma guerra financiada pelos EUA e comandada por um país de ex-oprimidos, é mesmo uma coisa perigosa e delicada para se intrometer. Quem quer assumir o risco de receber ataques em seu próprio país, sansões e boicotes?
"O sonho de todo oprimido é se tornar opressor", bem disse Paulo Freire. Vemos isto nitidamente agora Israel se torna opressora.
Metade do mundo cozinha no calor que está a cada ano mais insuportável, as geleiras derretem cada vez mais rápido e o que fazemos? postamos nas redes sociais, vamos a praia, consumimos mais, fazemos guerra para enriquecer os EUA.
Quando seremos realmente humanos?
Quando deixaremos de guerrear por petróleo e gás natural? Quando desistirmos de usar combustíveis fósseis! E passarmos a usar energia solar!
Imagine o que é ser uma criança com calor e com sede em Gaza? E nao ter água nem ventilador ou ar condicionado? Imagine o que é ser uma criança em Gaza e estar sendo operada sem anestesia, com sede, com calor e com medo? Você consegue?
sábado, 11 de novembro de 2023
'Israel que mata não apenas os seus profetas... mas suas crianças, idosos e os seus...'
Sobre discursos de paz e retóricas de ódio...
Quem me acompanha aqui sabe que não posto sobre política. Mas guerras me irritam porque são um bando de engravatados mandando soldados lutar pelo petróleo que eles querem.
Primeiro Hamas não é a Palestina! A Palestina é um território que Israel está atacando fingindo estar caçando o Hamas. Por que claro que eles sabem que o mesmo o Hamas estando infiltrado na população Palestina, não lhes dá o direito de matar civis.
O Hamas é um grupo que luta contra a opressão que Israel promove há décadas contra a Palestina. Reconhecer isso não me faz apoiador do Hamas e nem você! Eles não lutam de forma humana e ética a meu ver e no meu ponto de vista. Mas Israel também não luta de forma ética a meu ver!
Israel está bombardeando hospitais e matando velhos e crianças! Cada um tem seus motivos e sabe o que apoia e o que faz... Será? Mas apoiar genocídio jamais!
Não é porque Israel está escrita na Bíblia que ela acerta sempre, vamos parar com idiotices e entender que até o Cristo disse: "Israel que mata seus profetas…” ou seja até ele entendeu que Israel não acerta sempre e não não deve ser idolatrado! Os idólatras do Bozo não desistem são uma manada de inconsequentes sem leitura e partidários que não leram a Bíblia e arrotam versículos que protege apenas em seus interesses e apenas servem para defender seus pontos de vista totalitários! Cansei dessa gente é desse Bolsonaro com este espírito divisor que ele representa um cara que só plantou discórdia e confusão e que tem entre seus apoiadores gente que não sabe dialogar! Cansei da esquerda também é faz tempo e não ligo que me chamem de esquerdista e o caramba! Ainda mais aqui nessa cidade ovo que tem gente conservadora que senta em cima do passado ou das atitudes durante a madrugada e pensam ser Santos!
Vamos deixar de ser burros e ler a Bíblia e ler os jornais e ouvir outras mídias que são sejam a favor de direitas esquerdas e meios?
quinta-feira, 19 de outubro de 2023
'Brasil Pátria do Evangelho Celeiro do Mundo'
Quem dera
segunda-feira, 9 de outubro de 2023
A favor da PAZ...
"Sou a favor de quem é a favor da paz!
sábado, 30 de setembro de 2023
4 poemas de João Cabral de Melo Neto
Ele foi meu amigo que nunca conheci!
E me inspirou a caminhada
o desmanche de mim!
"Os Rios Que Eu Encontro Vão Seguindo Comigo".
***********************************************
Tecendo a ManhãUm galo sozinho não tece uma manhã: E se encorpando em tela, entre todos, |
O Cão Sem PlumasA cidade é passada pelo rio O rio ora lembrava a língua mansa de um cão Aquele rio Sabia dos caranguejos Sabia da lama como de uma mucosa. Aquele rio |
Uma Faca só LâminaAssim como uma bala assim como uma bala qual bala que tivesse um vivo mecanismo, igual ao de um relógio relógio que tivesse assim como uma faca qual uma faca íntima de um homem que o tivesse, |
Alguns ToureirosEu vi Manolo Gonzáles Vi também Julio Aparício, Vi Miguel Báez, Litri, E também Antonio Ordóñez, Mas eu vi Manuel Rodríguez, o de nervos de madeira, o que melhor calculava o que à tragédia deu número, |
Morte e Vida Severina— O meu nome é Severino, Fonte: https://www.revistabula.com/449-os-10-melhores-poemas-de-joao-cabral-de-melo-neto/ Os 10 melhores poemas de João Cabral de Melo Neto |
Sobre João Cabral de Melo Neto
Fonte: Site Toda Matéria LINK: https://www.todamateria.com.br/joao-cabral-de-melo-neto/
...foi poeta, escritor e diplomata brasileiro. Conhecido como “poeta engenheiro”, ele fez parte da terceira geração modernista no Brasil, conhecida como Geração de 45.
Nesse momento, os escritores estavam mais preocupados com a palavra e a forma, sem deixar de lado a sensibilidade poética. De maneira racional e equilibrada, João Cabral se destacou por seu rigor estético.
“Morte e Vida Severina” foi, sem dúvida, a obra que o consagrou. Além disso, seus livros foram traduzidos para diversas línguas (alemão, espanhol, inglês, italiano, francês e holandês) e sua obra é conhecida em diversos países.
Biografia
O pernambucano João Cabral de Melo Neto nasceu no Recife em 6 de janeiro de 1920.
Filho de Luís Antônio Cabral de Melo e de Carmen Carneiro Leão Cabral de Melo, João era primo de Manuel Bandeira e Gilberto Freyre.
Passou parte da infância nas cidades pernambucanas de São Lourenço da Mata e Moreno.
Muda-se com a família em 1942 para o Rio de Janeiro, onde publica seu primeiro livro, “Pedra do Sono”.
Começa atuar no serviço público em 1945, como funcionário do Dasp (Departamento de Administração do Serviço Público).
No mesmo ano, inscreve-se para o concurso do Ministério das Relações Exteriores e passa a integrar em 1946 o quadro de diplomatas brasileiros.
Após passar por vários países, assume o posto de cônsul-geral da cidade do Porto, em Portugal em 1984.
Permanece no cargo até 1987, quando volta a viver com a família no Rio de Janeiro. É aposentado da carreira diplomática em 1990. Pouco depois, começou a sofrer com uma cegueira, fato que o leva a depressão.
João Cabral morreu em 9 de outubro de 1999, no Rio de Janeiro, com 79 anos. O escritor foi vítima de um ataque cardíaco.
Academia Brasileira de Letras
Embora com extensa agenda diplomática, escreveu diversas obras, chegando ser eleito em 15 de agosto de 1968 como membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), recebido por José Américo. Em seu discurso de posse homenageou o jornalista Assis Chateaubriand.
Assim, para compensar o laconismo de um “muito obrigado” e expressar meu reconhecimento de outra maneira, quero dizer que me sinto muito honrado em vir a ser um de vós. E não apenas pelo que cada um de vós representa em nossa vida intelectual como porque a Academia, que vós todos, em conjunto, constituís, é uma de nossas instituições em que se tem mantido mais vivo o respeito pela liberdade do espírito. Daí (e não sei de maior elogio que se possa fazer a um corpo de escritores, homens para quem a liberdade de espírito é condição de existência) meu empenho em declarar que, entrando para a Academia, não tenho o sentido de estar abdicando de nenhuma das coisas que me são importantes como escritor.
Na verdade, venho ser companheiro de escritores que representaram, ou representam, o que a pesquisa formal, no nível da textura e da estrutura do estilo, tem de mais experimental; escritores outros cuja obra é uma permanente, e renovada, denúncia de condições sociais que espíritos acomodados achariam mais conveniente não dar a ver; escritores que, em momentos os mais diversos de nossa história política, têm combatido situações políticas também as mais diversas; escritores que, já acadêmicos, têm julgado livremente a Academia, patronos de suas Cadeiras e membros de suas Cadeiras. E tudo isso sem que a Academia tenha procurado exercer nenhuma censura e sem que a posição de acadêmicos tenha levado esses escritores a qualquer autocensura." (Trecho do Discurso de Posse, 6 maio de 1969)
Fonte: https://www.todamateria.com.br/joao-cabral-de-melo-neto/
quinta-feira, 21 de setembro de 2023
Hilda Hislt, a poetisa do fogo
Zélia Duncan cantando Hilda Hilst
Documentário sobre Hilda part 1
Documentário sobre Hilda part 2
Documentário sobre Hilda part 3
Documentário sobre Hilda Hilst part 4
Sua Palavra Forte, Brava, Sensível.. sua palavra uma espada... uma flor.
Pássaro-Poesia
Carrega-me contigo, Pássaro-Poesia
Quando cruzares o Amanhã, a luz, o impossível
Porque de barro e palha tem sido esta viagem
Que faço a sós comigo. Isenta de traçado
Ou de complicada geografia, sem nenhuma bagagem
Hei de levar apenas a vertigem e a fé:
Para teu corpo de luz, dois fardos breves.
Deixarei palavras e cantigas. E movediças
Embaçadas vias de Ilusão.
Não cantei cotidianos. Só te cantei a ti
Pássaro-Poesia
E a paisagem limite: o fosso, o extremo
A convulsão do Homem.
Carrega-me contigo.
No Amanhã.
HILDA HILST
Um Poema do Livro Júbilo Memória e Noviciado da Paixão
III
Contente. Contente do instante
Da ressurreição, das insônias heróicas
Contente da assombrada canção
Que no meu peito agora se entrelaça.
Sabes? O fogo iluminou a casa.
E sobre a claridade do capim
Um expandir-se de asa, um trinado
Uma garganta aguda, vitoriosa.
Desde sempre em mim. Desde
Sempre estiveste. Nas arcadas do Tempo
Nas ermas biografias, neste adro solar
No meu mudo momento
Desde sempre, amor, redescoberto em mim.
"Se me tocares
Amantíssima branda
Como fui tocada pelos homens
Ao invés de morte
Te chamo
Poesia
Fogo, fonte, palavra
Sorte."
Hilda Hilst
Repostagem de 2009
sábado, 16 de setembro de 2023
O meu lugar de fala
Depois de ver um branco falando besteiras na net sobre lugares de fala. E como um homem branco é impedido em sua voz e sua fala...
Fiquei pensando sobre qual seria o meu lugar de fala?
Mas antes a resposta: Pra que um homem branco e heterossexual quer ser ouvido? Eles só falam piadinhas preconceituosas, violência e elitismo!
Agora quando é um homem branco e heterossexual feito Carl Marx, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Henrique Cardoso e outros, eles possuem por seus valores atemporais seus lugares de fala!
Não precisam se impor...
Eu que sou um homem colorido
(Um Green Man!)
na pele o brando e preto na alma e
e o indígena no modo de ser...
Eu que sou descendente de índios,
angolanos,
espanhóis e franceses…
Eu que sou das artes,
do amor e das humanidades...
Tenho lugar de fala pois me permito ter
Tenho lugar de fala como ser humano
Tenho lugar de fala como professor
Tenho lugar de fala por lutar pela inclusão e igualdade
há mais de vinte anos
Tenho lugar de fala por defender a sexualidade livre e saudável
Tenho lugar de fala por fazer carnaval
Tenho lugar de fala por ser da macumba
Tenho lugar de fala por ser poeta
Tenho lugar de fala porque quero ter
E já disse várias vezes que aqui, este blog é meu lugar de fala!
terça-feira, 8 de agosto de 2023
Qual é a cor do Brasil?
Um projeto que nasce para escolas, comunidades e além...
Um PPP para trabalhar igualdade e respeito, inclusão e autoestima, história e valores.
As Verdadeiras Cores do Brasil....
Qual é o lápis cor da pele? Qual é a pele?
Partindo desta pergunta e de suas respostas conheci o curta Dudu e o lápis cor da pele, e o trabalho de Adriana Varejão sobre este tema. Entendi que : Toda criança tem o direito de: Amar sua cor.
Conhecer sua cor para amar e se orgulhar da sua cor. Amar a si mesmo mas para isto é preciso conhecer-se! Conhecer para entender. Conhecer para ter referência! Conhecer sua minha nossa cor é conhecer minha sua nossa ancestralidade e toda ancestralidade deve ser honrada e amada e é bela.
E toda ancestralidade permite mistura de cores.
Somos uma tela.
Uma tela na pele!
Conhecer minha sua minha nossa cor para saber que ela é bela. Me se nos conhecer.
Ter o direito de me se nos sentir dono (s) de beleza!
Ter o direito de me se nos sentirmos belxs!
Você tem o direito de ser belx!
#pedagogia #cras
#assistenciasocial #adrianavarejao #artesplasticas #arteparalibertar #artelivre
#professores #tiobiu #billilustracoes #bill #pintura #tintaacrilica #cordapele
#pele #multiarte #multimidia #curtametragem #cine
sábado, 22 de julho de 2023
Você realmente conhece algo sobre o Sincretismo Religioso?
"A formação do sincretismo está intimamente ligada ao convívio entre diferentes religiões, culturas e costumes. Com a intensificação da convivência entre sortidos grupos, no entanto, aparecem certos ajustes entre eles.
Vão-se fundindo aos poucos mesclados aspectos culturais, posto que uma cultura acaba sendo absorvida por outra.
Embora ocorra uma fusão cultural entre povos, ressalte-se que a originalidade doutrinária persiste. Se assim não fosse, obviamente, não haveria que se falar em sincretismo, pois uma das culturas teria desaparecido." https://conhecimentocientifico.r7.com/sincretismo/