A humanidade, pela primeira vez, vê um genocídio acontecer ao vivo, pela internet e pela TV.
E temos aqui a prova dos 9 da nossa curta vida digital. Vamos fazer alguma coisa ou vamos relativizar e diminuir a seriedade e até mesmo a realidade, colocando as imagens de terror do holocausto palestino, no patamar dos memes e ficções que vemos em nossos celulares o dia todo?
A humanidade assiste de camarote, pois uma guerra financiada pelos EUA e comandada por um país de ex-oprimidos, é mesmo uma coisa perigosa e delicada para se intrometer. Quem quer assumir o risco de receber ataques em seu próprio país, sansões e boicotes?
"O sonho de todo oprimido é se tornar opressor", bem disse Paulo Freire. Vemos isto nitidamente agora Israel se torna opressora.
Metade do mundo cozinha no calor que está a cada ano mais insuportável, as geleiras derretem cada vez mais rápido e o que fazemos? postamos nas redes sociais, vamos a praia, consumimos mais, fazemos guerra para enriquecer os EUA.
Quando seremos realmente humanos?
Quando deixaremos de guerrear por petróleo e gás natural? Quando desistirmos de usar combustíveis fósseis! E passarmos a usar energia solar!
Imagine o que é ser uma criança com calor e com sede em Gaza? E nao ter água nem ventilador ou ar condicionado? Imagine o que é ser uma criança em Gaza e estar sendo operada sem anestesia, com sede, com calor e com medo? Você consegue?
Um comentário:
Bom domingo de Paz, amigo Bil!
Nem quero pensar mais (como se fosse possível...) nas pobres criancinhas com sede e fome e os idosos sem recursos, dominados pela ânsia de poder dos desalmados.
É desolador demais!
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos
Postar um comentário