quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Reflexões sobre o carnaval de hoje

 Biu Oliveira

Pesquisador e Carnavalizador

Quando assistimos carnaval temos a escolha de sermos tendenciosos ou amantes do carnaval geral.
Os desfiles das escolas de samba, podem ser desenvolvidos com diversas formas de linguagem visual e estas linguagens são variadas, tais como: Afro, High Tech, Tropicalista, Barroca, Contemporânea... dentre outras, nas popularmente a massa não entende o que são linguagens diferentes e acabam pensando que apenas o que as agrada particularmente é o correto a ser feito em desfiles de escola de samba, por exemplo, quem gosta de barroco acha que só o barroco é o modo correto de fazer desfiles, e assim quem gosta de afro, quem gosta de enredo crítico e por aí vai...
Vejo muita gente, por exemplo, criticando as reedições de enredos... Alguns dizem que os sambas não se enquadram nos formatos de hoje dos desfiles, mas, como bem disseram na (regular) transmissão da Globo deste ano, é só adaptar pro andamento de hoje (correria) que o samba fica bom e dá certo e se pode reeditar o que bem quiser, "basta ter talento" acrescentou o comentarista. 
Eu particularmente gosto muito de reedição de sambas e enredos, porque o carnaval é muito efêmero e passa rápido demais! E ingrato com seus artistas, especialmente os anônimos e famosos que não puxam saco de gente mala e invejosa como Renato Lage e outros, por isso a mídia e o júri do Estandarte de Ouro é tão ingrato com ele! (Sim, existe o lado feio da festa, como tudo nessa vida!)

Um dos grandes motivos mesmo é que se fechou o planeta carnaval na bolha de realidade deles...

                 Cena da Comissão de Frente da Viradouro 2024

Um dos grandes motivos mesmo é que se fechou o planeta carnaval na bolha de realidade deles... E isto limita a festa. Ou seja, não se cria público para assistir na internet ou na Tv...
Antigamente a Manchete começava em outubro com o "Esquentando os Tamborins" mostrando desfiles antigos, ala de compositores, sambas e construções em barracão... Hoje? Não temos nada disso. 
Até mesmo a reapresentação dos desfiles a tarde, que leva os mesmos até o público infantil não existe mais.
"Mãechete" ainda dava um banho de transmissão dos bailes de carnaval, eu ficava até tarde vendo a entrada do Gala Gay, me divertindo com os looks das Drags e dos homens sarados que apareciam as vezes. 

Veronique com a Fantasia Sherazade A Preferida do Rei, Desenho de Viriato Ferreira
                       Print do vídeo:  
Carnaval 93 / Concurso de Fantasias (Meridien - RJ)


...temo um dia os desfiles um dia venham a ser apresentados apenas em um único gif!

Mas hoje é tudo cada vez mais corrido, ninguém tem paciência pra ler, quem dirá parar e ver um desfile de fantasia de luxo, ou um desfile de escola de samba. 
Vivemos a época em que não há mais novidade pois nossa sociedade já vou tudo ou pensa que viu... 
Estamos sempre insatisfeitos com mil canais para assistir, mil séries, infinitos memes e infinito de posdcasts e preferimos sempre a diversão rápida e prática e em grande quantidade (Uma overdose dopaminérgica que nos deixa limitados cognitivamente e cegos para o novo do momento!) e de forma vertiginosa. 
Uma triste sociedade em que temo um dia os desfiles um dia venham a ser apresentados apenas em um único gif!

...não há mais novidade pois nossa sociedade já vou tudo ou pensa que viu... 

Sem contar que, como é que se vai emocionar uma plateia que está pendurada no celular? Até cada um contar pra todos os seus contados que está na Sapucaí, já está passando a quinta escola, depois já bêbados é hora de mais cinco mil fotos, há os que levam um HD pra arquibancada. Gente, tem 400 canais do You Tube ao vivo ali e gravando, fica no Globo Play! Para de ser loco! Não precisa se fotografar com cada ala e com cada carro! Enjoamento! Assim não tem emoção mesmo! Pode cantar do Ita ao Aquarela do Brasil na sua frente que você não vai nem se arrepiar um pouquinho! Porque tá hipnotizado pelo celular! Zumbizado na tela! No ápice do mito de Narciso! 



Porque tá hipnotizado pelo celular! Zumbizado na tela! No ápice do mito de Narciso! 



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...