sábado, 1 de janeiro de 2022

Uma tarde com Walt Whitman

Notei que não se fala de Withman por estes dias...

Walt Withman foi poeta, ensaísta e jornalista estadunidense, considerado "pai do verso livre". Paulo Leminski o considerava o grande poeta da Revolução Americana, como Maiakovsky seria o grande poeta da Revolução Russa."
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Walt_Whitman

O Pai do Pensamento Norte Americano.
Um Homem Raro!


"Sua obra Folhas de Relva é considerada um marco na literatura universal, principalmente dentro do gênero poético."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Walt_Whitman

"A ti, leitor
Tu, leitor, que palpitas de vida e orgulho e amor
assim como eu, a ti, por isso os cantos que se seguem!
– Walt Whitman, em “Folhas de Relva”. [seleção e tradução Geir Campos; ilustrações Darcy Penteado]. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1964; 2002.

Pleno de vida agora
Pleno de vida agora, consistente, visível,
Eu, quarenta anos vividos, no ano oitenta e três anos dos Estados,
Ao homem que viva daqui a um século, ou dentro de quantos séculos for,
A ti, que ainda não nasceste, dirijo este canto.
Quando leias isto, eu, que agora sou visível, terei me tornado invisível,
Enquanto tu serás consistente e visível, e darás realidade a meus poemas, voltando-te para mim,
Imaginando como seria bom se eu pudesse estar contigo e ser teu camarada:
Faz de conta que eu estou contigo. (E não o duvides muito, porque eu estou aí nesse momento.)"

Fonte: https://www.revistaprosaversoearte.com/walt-whitman-poemas/



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...