sábado, 15 de dezembro de 2012

Boas Festas! Um texto Lindo e Sensato para o Natal!




Um dos textos mais lindos e sensatos que já li sobre o Natal, da amiga Blogueira Marli Borges Soares, do Blog da Marli, LINK.
Pois sempre acreditei que temos que aproveitar esta energia do Natal, para sonharmos um Novo Mundo! Uma Nova Humanidade. Fazermos o Bem, pensarmos o Bem pra todos, mas não pararmos de Festejar. Afinal, o Sonho e a Festa, são Grandiosos Agentes da Cura!

 
"Ceia, festas, troca de presentes, cartões, música, decoração, árvore de natal, luzes, guirlandas, presépio e Papai Noel carregado de presentes. Sigo namorando essas coisas lindas na telinha do meu note, enquanto passa pela minha cabeça as caras felizes dos meus netos, abrindo os presentes. E num relance me pego pensando nas crianças pobres. E penso no dinheiro que a corrupção rouba do povo. E penso no Natal. Tudo ao mesmo tempo. E -- porque sonhar não custa nada --, sonho com um país sem corrupção, onde o dinheiro público seja bem empregado e sirva para alimentar, alegrar e dar saúde e dignidade a milhões de crianças que vivem em situação de miséria extrema.
Crianças que neste momento estão querendo comer e não têm nada. Algumas escrevem ao Papai Noel pedindo um pedaço de bolo de presente. Sonham com uma boneca, uma bola. Uma barra de chocolate, a primeira de suas vidas. Pedem um sabonete, um colchão, um travesseiro. Um copo de leite. E, qualquer uma dessas coisas é verdadeira extravagância diante da miséria em que vivem. Fizemos muita coisa pelas crianças pobres em geral, muita inclusão social, muitas leis, muitos direitos. Mas penso que não podemos nos orgulhar de nada do que temos feito até agora, porque ainda não lhes fizemos justiça.
E daí? Elas que esperem. É muito mais importante livrar a cara dos ladrões de colarinho branco. Crianças pobres, miseráveis? Deixa pra lá.
Mas elas têm sonhos de criança e isso me aperta o coração.
Essas crianças fazem parte do mundo em que eu vivo. Elas não são personagens, elas existem de verdade. São viajantes do mesmo tempo que eu e, embora a fome lhes tire a dignidade e as torne invisíveis, seus direitos carecem de respeito. E o que mais me dói, é reconhecer que avançamos tanto, social e juridicamente, e apesar de tudo, ainda não conseguimos atingir um grau de justiça equitativa, eficaz e comum a todos, indistintamente, de qualquer lugar e de qualquer classe social. Parece que quanto mais elevada a cátedra dos juízes, mais difícil é o entendimento de que, na trajetória da vida estamos todos irmanados. A Justiça no Brasil está contaminada pela parcialidade. Tenho certeza que você concorda comigo: se uma criança pobre furtasse um pedaço de pão para matar a fome, seu destino estaria traçado com mãos de ferro. Muito diferente dos mensaleiros por exemplo, -- adultos -- que foram condenados em processo regular e continuam livres, ostentando sua riqueza nojenta, roubada de nós. (Aqui um parênteses, porque meu coração de vó, quer cadeia, banimento, guilhotina, sei lá o quê. Severidade para gente que enriquece(u) à custa da miséria e da dor das nossas crianças).
Mas como sonhar não é pecado, continuo sonhando: Ah, se não houvesse corrupção, ah, se esse pobre Brasil não fosse tão saqueado, ah, se os corruptos-ladrões fossem obrigados a devolver o dinheiro que roubaram... Ah, e se esse dinheiro voltasse agora, neste Natal e alimentasse as crianças...
Stop. Hora de continuar meus preparativos, tanta coisa a fazer, festas a planejar, a decoração, a ceia, os doces. Mas o melhor de tudo é que comprei os presentes bem antes da correria do shopping, fugi do megastress. Meus netos, a meu pedido, formularam seus desejos com antecedência. E foram bem modestos, reconheço. De minha parte, fiz o que pude para agradá-los, porque Natal é Natal, e criança só se é uma vez na vida.
Boas Festas."
Marli Soares Borges © 2012


Imagem dAQUI



13 comentários:

Yasmine Lemos disse...

Todo natal pra mim é melancólico por mais que não queira essas realidades ditas no texto ,rondam nossos corações ,beijos meu amigo querido

Wanderley Elian Lima disse...

Perfeito seu texto. Infelizmente a cada ano que passa, o Natal perde mais o seu sentido, de confraternização e amor ao próximo.
Bjux

may lu disse...

“Em algum lugar sobre o arco-íris
Pássaros azuis voam,
E os sonhos que você sonhou
Sonhos realmente se tornam realidade.”
Que as suas energias iluminem o seu caminho e tragam um novo amanhã!
Desejo-lhe um feliz natal e um abençoado ano em 2013.
Beijos!

William Garibaldi disse...

Yasmine, mas eu vou cantar festejar aqui pra vc ficar bem alegre! Bejuh Poetisa Linda!

William Garibaldi disse...

Gratidão Elian!
bejuh!

William Garibaldi disse...

E eu amo esta músisa May Lu!
Amo Tu! ;) !

Estava ouvindo ela agora quando vim responder aos coments aqui! Que sincronia... estou vivendo além do arco-íris!

Jair de Jesus disse...

Olá!
Como não podia deixar de ser; aqui estou para deixar o meu ensejo de boas festas e um 2013 com boas realizações!
Um abraço!

Simone MartinS2 disse...

FELIZ NATAL William!
EU VEJO VOCE NESSE NATAL,
EU TE SINTO...:)!

Luma Rosa disse...

Não somente as crianças, mas os necessitados em geral! Principalmente os idosos que não possuem amparo do governo.
Vou sair em viagem, mas deixei um link no facebook e quem sabe, a Marli ou mesmo você possam colocar em prática palavras tão bonitas!! Acho que irá me compreender depois que ler o conteúdo do link.
Boas comemorações natalinas!!
Beijus,

William Garibaldi disse...

Valew Jair!
Grande Abraço!
Saúde e sorte!

William Garibaldi disse...

Simone...
Grato

William Garibaldi disse...

Yés Luma Rosa!!!!
<3 !
Feliz Natal!

Unknown disse...

William:Lindo texto de relexão de natal adorei. Um Santo Natal.
Um abraço.
Santa Cruz

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...