sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Sincretismo e Miscigenação acontecem de forma Natural

... O Futuro é Aqui

Já o Paraíso não... As pessoas não gostam de paraíso!

"O Quinto Império. O futuro de Portugal — que não calculo, mas sei — está escrito já, para quem saiba lê-lo, nas trovas do Bandarra, e também nas quadras de Nostradamus. Esse futuro é sermos tudo. Quem, que seja português, pode viver a estreiteza de uma só personalidade, de uma só nação, de uma só fé? Que português verdadeiro pode, por exemplo, viver a estreiteza estéril do catolicismo, quando fora dele há que viver todos os protestantismos, todos os credos orientais, todos os paganismos mortos e vivos, fundindo-os portuguesmente no Paganismo Superior? Não queiramos que fora de nós fique um único deus! Absorvamos os deuses todos! Conquistamos já o Mar: resta que conquistemos o Céu, ficando a terra para os Outros, os eternamente Outros, os Outros de nascença, os europeus que não são europeus porque não são portugueses. Ser tudo, de todas as maneiras, porque a verdade não pode estar em faltar ainda alguma cousa! Criemos assim o Paganismo Superior, o Politeísmo Supremo! Na eterna mentira de todos os deuses, só os deuses todos são verdade. "

Fernando Pessoa, in 'Portugal entre Passado e Futuro'


Imagem: Anjo de fogo no google


Dentro deste descalabro em que vivemos, resolvi postar aqui ou repostar, não me lembro se já o fiz, este texto do meu mestre Pessoa. Ele que via o futuro de Portugal nas estrelas, mesmo que soe romântico ou exagerado. Mesmo que soe intocável... Ele via como ninguém viu, que a miscigenação e o sincretismo eram parte do caminho.
Tenho andado triste com os puritanos brancos e negros... com os puritanos sempre fui triste. Pois há gente, pasmem! Quem entenda a miscigenação, que foi processo natural e sensual, como parte de uma projeto de embranquecimento. Sim existiu tal disparate de projeto de embranquecimento, mas a miscigenação não se trata disso. É e sempre será algo maior! Algo de paixão sensual em país tropical! Algo de paz na terra! Não existem raças humanas e sim etnias! Somos todos da mesma raça! Mesmo que alguns não tenham raça para viver!
É evidente que ouve um processo doloroso que envolveu escravidão, fome, pobreza e usurpação... Mas e agora? Agora que misturou tudo no sangue? O que podemos fazer de bom?

⁠"Diga-me em quem votas e te direi quem és!"
'Aquilo que você acredita,
Aquilo que você alimenta,
Aquilo que você pensa,
Aquilo que você produz, come, assiste e lê
Tudo isso te define!
E você pode escolher em quê acreditar
e assim estará escolhendo no que vai se tornar!
A música de massa te define...'
com ela o mercado te conquista antes mesmo que você chegue na loja
ou abra o celular. As novelas, os filmes e as religiões-vigentes, servem ao mesmo propósito: Educar para consumir!


Mas é com a música de massa que a VENDA realmente acontece!
E você compra o político, o produto, o medo e a gordura! E mais! Você compra a opção sexual, o jogo de futebol repetitivo na quarta feira e o sofrimento... 
A escolha é sua!
Ninguém vai te obrigar a nada...
A serpente não se enrolou em Eva!






Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...