segunda-feira, 27 de abril de 2020

A Pombagira Sete Luas


Imagem Google Imagens Sete Luas


Esta pomba-gira pouco conhecida tem ganhado força em terreiros do Brasil nos últimos anos.
Quando recebi aqui um comentário no blog para que escrevesse sobre ela. Fato que me fez querer voltar a postar os textos sobre Guias e Orixás da Umbanda. E que também me fez entender o trabalho desta Guardiã. Ela trabalha com os Ciclos da Vida e Natureza. Ela trabalha sintonizando novos e positivos ciclos, ou encerrando ciclos negativos e de paralisia digamos assim. As vezes temos que parar por um tempo uma determinada atividade para então depois retornarmos na hora certa.
Então com a força e inspiração dela estou de volta aos textos sobre nossa Amada Umbanda Sagrada.
Uma dica para saber a procedência (qualidade) de um guia e aquilo que ele gosta e onde oferenda-lo é tentar descobrir através de seu nome que é um nome simbólico os Orixás que o regem, ou seja as linhas de trabalho deste guia, seja ele de direita ou de esquerda.  Esta dica aprendi com o saudoso Pai e Mestre Rubens Saraceni. E ela é infalível.

Sou muito avesso a novidades, mesmo entendendo que a Umbanda é uma religião inovadora, mas tenho cá meus métodos e sempre buscando o nome simbólico do guia que se apresenta sei com veracidade e segurança se é uma mistificação ou não.
A Pombarira Sete Luas é uma Pombagira dos Ciclos. Sabemos que existem 4 luas, mas quando dizemos deixe passar sete luas, quer dizer sete fases lunares. Então ela é uma trabalhadora de um ciclo de vida e de mudança em nosso corpo, seja uma cura ou a adquirir um novo padrão de pensamento e atitude ou um ciclo na própria Roda da vida. Um giro da roda digamos assim!
Sendo assim entendemos que ela é uma Pombagira dos ciclos, e do Tempo.
Ela então é de Oya Logunan, Oyá-Tempo. E se você não é de Umbanda e sim de Camdomblé ou não tem afinidade com Oyá-Tempo, o que é uma pena, pois nada te impedirá a esta afinidade, basta querer, pode entender apenas que esta pomba-gira seja de Tempo. Da esquerda de Tempo
Todo guia que apresente o Sete em seu nome é da vibração e dos mistérios de Oxalá.
Oxalá é a contraparte masculina de Oyá-Logunan. E tem sua ligação como tempo, como por exemplo na espiral do caracol.

Assim sendo a Pombaria Sete Luas é uma Pombagira de Oyá Logunan e de Oxalá. Ela trabalha na esquerda destes dois Orixás, na esquerda do Trono da Fé.
Sendo assim ela é uma pomba-gira que cuida de assuntos relacionados a este par de Orixás:
Tempo, Hora certa, Novas Oportunidades, Ciclos da Vida, Ciclos do Tempo, Novos Tempos, Paz em relacionamentos, Curas psíquicas, Proteção psíquica e emocional. A Superação de relações toxicas ou a superação de um período muito longo de azar e toxidade. A proteção para seguir o caminho espiritual escolhido.
É especialmente de Oyá Logunam. 

Ela se apresenta mais raramente como também sendo de Oxalá e Iemanjá ou Oxalá e Oxum, por causa do simbolismo com a Lua. As geralmente as de Oxalá e Iemanjá e de Oxalá e Oxum são Ciganas. A Pombagira Cigana Sete Luas. Que falaremos dela em uma próxima postagem.

Voltemos a Pombagira Sete Luas...

A Falange da qual ela faz parte
A Pombagira Sete Luas faz parte da Falange de Maria Padilha das Almas
E do Exú Tranca Rua das Almas.
Outros companheiros próximos dela e de seu trabalho são:

Exú Sete Luas
Exú Lua
Exú da Pedra da Lua
Exú da Pedra Preta
Exú da Noite
Pombagira Dama da Noite
Pombagira Rainha da Noite
Pombagira da Pedra da Lua
Pombagira Lua Nova
Pombagira da Calunga


Mas ela pode pertencer a outras falanges, isto não é tido como regra fixa.

Uma Pombagira Maga, Bruxa e ligada aos Astros.
Provavelmente em vida exerceu a magia e a astrologia. 
Tendo praticado a vidência através dos astros e das cartas.
Sendo assim uma Pombagira que revela mistérios, que vê o passado, presente e futuro e suas interações com os destinos e escolhas humanas.


Oferendas
Ela recebe então oferendas em campos abertos, de preferencia em noites de Lua Cheia.
Mas você pode intencionar a oferenda se for fazer um pedido. Um pedido para encerrar um ciclo ruim ou vicioso deve ser feita na lua minguante.
Um pedido para começar um novo ciclo deve ser feita a oferenda na lua nova
Um pedido para prosperar um negocio deve ser feito na lua crescente.
Um pedido para fertilidade, iluminação espiritual, proteção para sua mediunidade e proteção para seu terreiro ou trabalho espiritual, ou paz devem ser feitos na lua Cheia.
Use Velas Vermelhas ou Brancas
Pode ainda ser feita a oferenda com 7 vermelhas e 7 brancas em círculos com as vermelhas por fora. No centro a champanhe servida em taça sobre uma bandeja de prata circular ou quadrada ou ainda sobre um prato de louça transparente ou vermelho ou branco.
Uma fita de cetim vermelha e outra branca com 40 cm cada, ou uma fita vermelha e outra branca com 80 centímetros cada uma, que devem ser colocadas ambas entrelaçadas-enroladas uma na outra e depois abrindo um circulo ao redor das velas.  
Em uma oferenda mais complexa e mais cara, você pode colocar além do prato onde será servida a champanhe. Neste caso faça com uma fita maior com 1 metro e meio cada uma. Para garantir o circulo de fitas ao redor das velas. 
Uma espiral de metal pode ser colocada dentro do circulo. Tipo um pingente. 
Uma farofa de pimentas dedo de moça com bastante cebola.

Nunca esqueça de acender uma vela primeiro ao seu Anjo de Guarda antes de ir oferendar esquerda. De ir também a um local seguro e de levar amigos confiáveis com você e que você vá a locais onde o celular tenha sinal!
Se você nunca oferendou seu Pai e Mãe Orixá comece por eles. Não é de bom tom começar a oferendar guias sem antes oferendar a pai e mãe.
Se não sabe quem são ainda pode começar então com uma oferenda a Pai Oxalá e depois então faça as oferendas aos guias que sentir necessidade.
Lembro sempre dos orientais que cultuam os antepassados lhes oferecendo a comida que gostavam ou uma boa comida em seu altar de casa. Nós ocidentais não entendemos bem o valor energético de uma 
oferenda. Mas é por aí, por esta postura de respeito, comunhão e contato com os espíritos.
Saravá Dona Sete Luas!

* William Garibaldi é pesquisador da Umbanda e retornar postando textos sobre o assunto. 


13 comentários:

Regiane de Souza disse...

Oi,boa tarde!
Vc poderia falar sobre as ciganas sete luas,foi soprado este nome qdo eu voltava de um incorporação,sou filha de Oxun,e gostaria saber mais sobre a linha Cigana relacionado a vc disse,como eu estava na linha de Exu,estou deduzindo que seje Pombogira 7luas,mas como tenho meu povo Cigano, gostaria de saber, gratidão 🙏🏼

Mileide disse...

Oi.
Gostei bastante do texto.
Também tenho interesse em material sobre a Pombogira cigana 7 luas!
Obrigada

Rose Marcondes disse...

Sou do siguino de gêmeos e minha pomba gira e a de sete luas qual o significado dessa pompa gira

Katia disse...

Sou do signo de gêmeos é não sei nada a meu respeito 9/6/1981

Unknown disse...

Gostaria de saber a história da Pombo gira cigana 7 luas

Unknown disse...

Não sigo nenhuma religião de matrizes africanas, mas as respeito. Estou escolhendo um nome para loja on line e me veio na mente 7 luas. Achei interessante e pesquisando cheguei nesse artigo. Será apenas coincidência ou é alguma mensagem do plano espiritual?

Unknown disse...

A pouco descobri que carrego essa pombo gira ,sete Luas alem de Maria Padilha das almas, e tranca rua das almas ... Laroye..meus guardiões.💃🌹

Unknown disse...

Não acredito que cheguei aqui! Amei o texto e como uma colega abaixo disse, me sopraram esse nome 7 luas. Dizem que sou Oyá, dos ventos, ventanias, sou bem assim e me orgulho se for uma Iansã, amo chuva, raios, ventanias, o som me embala. Me perdoe se causa tantos problemas, tbm fico triste :(
Nada como o som da chuva pra dormir! Salve Oxalá, Salve Iansã, Salve Santa Bárbara.....
Eparrey Oyá

Anônimo disse...

Olá me chamo Brenda e sou de nação Angola, sonhei com minha pomba gira dando o nome de pomba gira da lua e fico feliz pelo post esclarecer minhas dúvidas

Anônimo disse...

Me chamo Ana e tbm me foi soprado! Estou encantada com a forma que ela se apresentou pra mim. Ainda não consigo acreditar a experiência que tive. Achei ela ousada, ela chega com tudo!

Anônimo disse...

Não é coincidência, elas nos trás assim pra ela dessa forma

Carmen Brum disse...

Gostaria de conhecer a história do Exu 7 Luas, ase!

Anônimo disse...

Obrigada pelo texto, eu estava em um grupo fazendo uma entrega ao povo cigano e me veio muito forte este nome cigana das 7 luas, até então nunca tinha ouvido falar dela, eu acho que tem uma que me acompanha, fique muito feliz e grata em saber

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Marginal é a POESIA

que te PARIU!!!!!!!!!!




Violão em Chamas...

Violão em Chamas...